SóProvas


ID
155092
Banca
FGV
Órgão
TCM-RJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Auditoria

Durante a aplicação dos testes substantivos, o auditor detectou que o (sub) grupo intangível apresentava valor significativo (relevante). Assim, com o intuito de validar esse item, solicitou o laudo de avaliação, que sustentou o valor apresentado no balanço patrimonial. Após aplicação dos procedimentos de inspeção e cálculo, concluiu que o valor lançado estava superavaliado. Tendo informado o fato à administração da auditada, recebeu a resposta de que ela não estaria disposta a corrigir.

Em relação aos pareceres que poderiam ser emitidos nesse caso, tendo em vista a discordância entre auditor e auditada e considerando que não houve limitação no escopo dos trabalhos, consoante o CFC (Resolução 830 de 1998 e Resolução 953 de 2003), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Comentário objetivo:

    Para matar essa questão, basta duas frases chaves do enunciado da questão:

    1) "concluiu que o valor lançado estava superavaliado". Nesse caso, não pode ser emitido um parecer sem ressalvas, eliminando as alternativas A e D.

    2) "considerando que não houve limitação no escopo dos trabalhos". Assim, não pode ser emitido um parecer com abstenção de opinião, elimindando as alternativas B e C.

    Portanto, sobra o gabarito da questão, alternativa E.

  • GAB E

    NPA01

    O parecer dos auditores independentes, segundo a natureza da opinião que contém, classifica-se em:

    a) parecer sem ressalva;

    b) parecer com ressalva;

    c) parecer adverso;

    d) parecer com abstenção de opinião.

     

    Tipos de relatório:

     

    Opinião sem ressalva / não modificada

    Opinião em que o auditor conclui que as DC estão:

    · De acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável

    · Livre de distorções relevantes

     

    Opinião com ressalva.

    Com evidência (distorções relevantes) + não generalizadas

    Sem evidência (distorções não detectadas) + não generalizadas

     

    Opinião adversa.

    Com evidência (distorções relevantes) + generalizadas

     

    Opinião com abstenção de opinião.

    Sem evidência + generalizadas

    Incertezas que não permitam expressar uma opinião.

  • Temos uma constatação de distorção relevante em um saldo contábil apresentado pela entidade. Tal distorção não foi corrigida após a solicitação do auditor. Vale lembrar que, mentalmente, você pode substituir o “grupo intangível” citado no enunciado por qualquer outro grupo ou conta como ativo circulante, estoques, caixa, imobilizado etc... As conclusões seriam as mesmas!

    Se há uma distorção relevante não corrigida, significa que o auditor discorda da divulgação contábil feita entidade. Isto é, as demonstrações contábeis não representam adequadamente a situação patrimonial e financeira da entidade na opinião do auditor. Só resta ao auditor indicar essa discordância em seu relatório, o que é feito através de uma opinião modificada (com ressalvas ou abstenção ou adversa)

    Resta-nos saber agora qual o tipo de opinião modificada requerida. Vamos aos fatos:

    O auditor conseguiu reunir evidências sobre o saldo contábil, logo precisa opinar (não pode se abster!), seja concordando ou discordando. Sendo assim, constatamos que não cabe a abstenção de opinião.

    A distorção está disseminada ou isolada? Não sabemos. Isso é fundamental para identificar se o relatório requerido é adverso ou com ressalvas. Se a distorção prejudica o conjunto das DC (está disseminada) é indicado o relatório adverso; se não está disseminada de forma que não prejudique o conjunto das DC e o entendimento dos usuários cabe relatório com ressalva.

    Como a questão não fornece indícios sobre os efeitos da distorção (disseminados ou isolados) concluímos pela letra E

    Gabarito E