SóProvas


ID
155101
Banca
FGV
Órgão
TCM-RJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Durante a aplicação dos procedimentos atinentes à espécie, o auditor detectou, com base nos documentos contábeis, que em determinado dia a conta "caixa" da entidade apresentava saldo contábil credor. Em relação a esse fato, assinale a melhor explicação.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA LETRA C
    QUESTÃO FÁCIL SE CONSIDERARMOS A SISTEMÁTICA (LÓGICA) CONTÁBIL, A SABER:
    A CONTA CAIXA TEM SALDO DEVEDOR, PORTANTO SE ELA APRESENTA SALDO CREDOR (SITUAÇÃO NA PRÁTICA IMPOSSÍVEL) É EM DECORRÊNCIA DE VALORES CREDITADOS BEM SUPERIORES AOS VALORES DEBITADOS, OU SEJA, A GROSSO MODO, MAIS VALORES SAIRAM QUE ENTRARAM, OCASIONANDO ESTOURO DE CAIXA (CAIXA NEGATIVO) ISSO PORQUE VALORES QUE DEVERIAM SER DEBITADOS (ADICIONADOS) NÃO FORAM REGISTRADOS. NO CASO ESPECÍFICO, PORTANTO, AS RECEITAS RECEBIDADAS MAS NÃO CONTABILIZADAS.
  • Letra C.

     

    Comentários:

     

    A conta Caixa (representada no ativo do balanço patrimonial) deve se apresentar, em situação normal, com  saldo devedor

    ou nulo, jamais credor. Tal situação indicaria a realização de pagamentos em montante superior ao disponível,  o que nos

    levaria a um indício de utilização de numerário não contabilizado (omissão de receita).

     

    O recebimento de receitas sem a devida contabilização pode ser uma das causas, pois o dinheiro existe fisicamente e quando

    o pagamento é contabilizado, o saldo da conta passa a ser credor. Essa situação também é conhcida por “estouro de caixa”.

     

     

     

     

    Gabarito: C

     

     

    Prof. Claudenir Brito

  • O estouro de caixa é uma consequência de uma cadeia de fatos. Primeiro, não são registradas as entradas de recursos, que são mantidos à margem da contabilidade oficial. Consequentemente, como não são registradas todas as entradas, o caixa fica “bem fraco” oficialmente. Assim, se a entidade efetuar os registros dos pagamentos, não há saldo “oficial” suficiente para pagar, estourando a conta caixa. 

    Resposta: C

  • Ocorrido saldo credor no caixa >>> presume-se Omissão de Receitas.