-
O projeto de auditoria (ou programa de auditoria como consta na Portaria 90/03) é o resultado final do planejamento de uma auditoria.
A nomenclatura "projeto de auditoria" é utilizada no Manual de Auditoria Operacional (MANOP) e é o resultado da fase de levantamento (sempre presente em ANOPs). A matriz de planejamento serve tão somente para sistematizar o planejamento, elencando em suas linhas e colunas as principais informações que orientarão o trabalho de campo da equipe.
Portanto, a matriz de planejamento faz parte do projeto de auditoria (na realidade é o coração desse projeto).
-
O programa (ou projeto) de auditoria é o objetivo final da fase de planejamento e consiste na construção de uma Matriz de Planejamento.
No caso de auditorias de conformidade, esse documento relaciona, a partir do enunciado do objetivo da fiscalização, as diversas questões de auditoria e, para responder a cada uma, quais as informações requeridas, as fontes de informações, os procedimentos e os possíveis achados, além da indicação do membro da equipe responsável pela execução do procedimento, do período em que os procedimentos deverão ser aplicados e da estimativa de custo da fiscalização.
Enfim, reúne todos os elementos necessários para conduzir a equipe de auditoria na consecução dos objetivos da fiscalização.
A Matriz de Planejamento deve ser preenchida ao longo da fase de planejamento, com base nas informações levantadas pela equipe e é
passível de mudanças durante a realização dos trabalhos, caso ocorram situações inesperadas.
-
Incrível a quantidade de questões de auditoria que abordam o planejamento, cobrarem o conhecimento que o mesmo deve ser um instrumento flexível que pode ser atualizado
ou modificado à medida que o trabalho progride. Aprendendo isso se acerta muitas.
-
O propósito da matriz de planejamento é auxiliar a elaboração conceitual do trabalho e a orientação da equipe na fase de execução. É uma ferramenta de auditoria que torna o planejamento mais sistemático e dirigido, facilitando a comunicação de decisões sobre metodologia e auxiliando a condução dos trabalhos de campo. A matriz de planejamento é um instrumento flexível e o seu conteúdo pode ser atualizado ou modificado pela equipe à medida que o trabalho de auditoria progride.
Fonte: http://portal2.tcu.gov.br/portal/pls/portal/docs/2058980.PDF (pág. 32)
-
A) Incorreta. Ao contrário, a matriz de planejamento ajuda na elaboração do trabalho, ao esquematizar as informações essenciais e a orientar a equipe na Execução.
B) Correta.
C) Incorreta. Todas essas colunas fazem parte da Matriz de Planejamento. “Estratégias Metodológicas” são normalmente colocadas nas Matrizes das Auditorias Operacionais.
D) Incorreta. Ao contrário. Na Matriz de Planejamento, o auditor precisa especificar as informações requeridas e os procedimentos que serão utilizados. As informações são o tipo de dados que serão coletados e os procedimentos nada mais são que a forma de coleta a ser empregada. Ambos fazem parte da Matriz.
E) Incorreta. Viagem! A Matriz de Planejamento estrutura e ajuda a auditoria a se desenvolver. Assim, não fazer a Matriz é que representa alto custo.
Resposta: B