SóProvas


ID
1552972
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Quanto aos métodos de identificação, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Breves comentários:
    A - Fotografia sinalética : (Alphonse Bertillon) método de identificação que consiste numa fotografia de frente e de perfil do criminoso. Ao contrário da afirmativa, falha quanto ao requisito da imutabilidade, pois as características pessoais do agente se modificam facilmente, principalmente com o avanço da idade.
    B - Oftalmoscopia: método que consiste na comparação do aspecto do fundo do olho. Excelente método em pessoas vivas, porém falha quanto aos mortes principalmente pela putrefação do corpo. 
    C - Rugopalatoscopia: observa as ondulações do palato (céu da boca); Poroscopia: tem por base a posição das glândulas Oftalmoscopia - comentada na assertiva anterior. Falham quanto ao requisito da classificabilidade pq não são de fácil armazenamento e localização dessas informações nos arquivos.
    D - Método Datiloscópico de Vucetich  (Gabarito)
    E - ??
    (Fonte: Hygino de Carvalho Hercules, Medicina Legal Texto e Atlas, 2ª Ed.)
  • E) linhas albodatilogramas consiste em linhas brancas transversai que não acompanham as cristas papilares. São tidas como alterações patológicas do deseho digital, geralmente ligadas a atividade profissional. Não são perenes, podendo surgir ou desaparecer durante a vida e, por isso mesmo, NÃO SERVEM COMO ELEMENTO DE CLASSIFICAÇÃO.

  • Albodactilograma: 

    Em sua maioria, são representadas por cicatrizes ou ferimentos. No entanto, algumas delas são resultantes da impressão de cristas muito rasas e de caráter congênito. Essas linhas brancas apresentam um valor muito significativo na identificação, não dificultam a classificação pelo sistema decadactilar, mas podem comprometer a subclassificação, pois, algumas vezes, prejudicam os elementos apreciáveis em uma visualização monodactilar.
    Têm influência a idade, o sexo, a raça e a atividade profissional. São mais comuns na mão direita e nos polegares e indicadores. Na maioria das vezes, persistem definitivamente e, em outras circunstâncias, aparecem apenas quando a pele se pregueia. 

     

    Fonte: Genival França. 10ª Ed. (Página 216). 

  • *Apenas juntei as respostas dos colegas em um comentário só, fiz pouquíssimos acréscimos.

    Gabarito D

    A - Fotografia sinalética : (Alphonse Bertillon) método de identificação que consiste numa fotografia de frente e de perfil do criminoso. Ao contrário da afirmativa, falha quanto ao requisito da imutabilidade, pois as características pessoais do agente se modificam facilmente, principalmente com o avanço da idade. (Fonte: Hygino de Carvalho Hercules, Medicina Legal Texto e Atlas, 2ª Ed.)

    B - Oftalmoscopia: método que consiste na comparação do aspecto do fundo do olho. Excelente método em pessoas vivas, porém falha quanto aos mortes principalmente pela putrefação do corpo.(Fonte: Hygino de Carvalho Hercules, Medicina Legal Texto e Atlas, 2ª Ed.)

     

    C - Rugopalatoscopia: observa as ondulações do palato (céu da boca); Poroscopia: tem por base a posição das glândulas Oftalmoscopia - comentada na assertiva anterior. Falham quanto ao requisito da classificabilidade pq não são de fácil armazenamento e localização dessas informações nos arquivos. (Fonte: Hygino de Carvalho Hercules, Medicina Legal Texto e Atlas, 2ª Ed.)

    D - Método Datiloscópico de Vucetich  (Gabarito) - O único elemento característico identificador que esse método não possui é a perenidade, os demais existem de maneira plena. (Fonte: Hygino de Carvalho Hercules, Medicina Legal Texto e Atlas, 2ª Ed.)

    *Perenidade: elemento que está presente por toda a vida, até após a morte. Sabemos que com o passar dos anos, as digitais vão "apagando".

    E - Linhas Albodatilogramas consistem em linhas brancas transversais que não acompanham as cristas papilares. São tidas como alterações patológicas do desenho digital, geralmente ligadas a atividade profissional. Não são perenes, podendo surgir ou desaparecer durante a vida e, por isso mesmo, NÃO SERVEM COMO ELEMENTO DE CLASSIFICAÇÃO.

    Albodactilograma: 

    Em sua maioria, são representadas por cicatrizes ou ferimentos. No entanto, algumas delas são resultantes da impressão de cristas muito rasas e de caráter congênito. Essas linhas brancas apresentam um valor muito significativo na identificação, não dificultam a classificação pelo sistema decadactilar, mas podem comprometer a subclassificação, pois, algumas vezes, prejudicam os elementos apreciáveis em uma visualização monodactilar.

    Têm influência a idade, o sexo, a raça e a atividade profissional. São mais comuns na mão direita e nos polegares e indicadores. Na maioria das vezes, persistem definitivamente e, em outras circunstâncias, aparecem apenas quando a pele se pregueia. 

     

    Fonte: Genival França. 10ª Ed. (Página 216).

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em antropologia médico-legal.

    A) ERRADO. Preconizada por Bertillon, essa técnica resumia-se em fotografar de frente e de perfil o indivíduo, na redução fixa de 1/7. As fotografias obtidas dessa forma eram superpostas e comparadas em seus menores detalhes, como estatura da fronte, aspecto da fenda palpebral, diâmetros da boca e do nariz, altura do pavilhão auricular, entre outros. No entanto, as características faciais do indivíduo modificam-se muito ao longo dos anos.

    B) ERRADO. Oftalmoscopia é uma técnica de observação do fundo do olho (retina e outras estruturas internas). O seu uso permite não só a avaliação de alterações oculares mas também a detecção de doenças sistémicas, pois estas podem causar retinopatia. Não possui ampla aplicação na identificação de cadáveres, uma vez que ocorrem modificações na retina e em outras estruturas internas à medida que o cadáver passa pelos estágios de decomposição.

    C) ERRADO. Tais métodos não atendem ao requisito de classificabilidade.

    D) CERTO. Locard registra três propriedades altamente valorizantes dos desenhos papilares:  
    Perenidade – os arebescos formados pelas cristas papilares na polpa dos dedos, na palma das mãos e na planta dos pés surgem no sexto mês de vida intrauterina, ou antes, conservando-se durante toda a vida e até depois da morte, desde que a pele esteja intacta, sendo destruídos apenas pela putrefação. As impressões digitais são perenes, isto é, não mudam com o passar dos anos, como ocorre com o organismo em geral, apresentando o adulto e o velho os mesmos desenhos que tinham ao nascer.
    Imutabilidade – queimaduras de 1º e 2º graus, aplicação de acetona, formol e corrosivos, atritos da pele determinados por profissões, limagem dos dedos não destroem as cristas papilares, bastando 48 horas de repouso para que as impressões reapareçam, sem que tenham sofrido qualquer alteração.
    Variedade (unicidade) – os desenhos das cristas papilares são individuais, não tendo sido encontradas, até hoje, duas impressões digitais idênticas os gêmeos univitelinos podem apresentar desenho semelhantes, mas nunca absolutamente iguais. 
    Além disso, o sistema de classificação é prático, atendendo aos requisitos de praticabilidade e classificabilidade.

    E) ERRADO. Examinando-se certas impressões digitais, podem-se notar, além dos desenhos das linhas negras papilares e dos espaços correspondentes aos sulcos interpapilares, algumas linhas brancas, de forma, direção e tamanho os mais variados, as quais, em seu conjunto, são conhecidas sob a denominação de “albodactilograma". Em sua maioria, são representadas por cicatrizes ou ferimentos. No entanto, algumas delas são resultantes da impressão de cristas muito rasas e de caráter congênito (nem sempre estão presentes desde o nascimento, esse é o erro da alternativa!). Neste último caso, os sulcos têm bordas bem regulares e não existe retração do tecido circunvizinho. Essas linhas brancas apresentam um valor muito significativo na identificação, não dificultam a classificação pelo sistema decadactilar, mas podem comprometer a subclassificação, pois, algumas vezes, prejudicam os elementos apreciáveis em uma visualização monodactilar.

    Gabarito do professor: Alternativa D.

  • Requisitos TÉCNICOS são Praticabilidade e Classificabilidade. Os demais são biológicos. Questão deveria ter sido anulada.

  • SISTEMA DE VUCETI (DACTILOSCOPIA)

    REQUISITOS DE IDENTIFICAÇÃO: (P.I.U.P.C)

    Perenidade: Resiste a ação do tempo durante toda a vida

    Imutabilidade: Não mudam e não se alteram durante toda a vida

    Unicidade: Individual → Específico daquele índividuo

    Praticidade: Fácil de fazer

    Classificabilidade: Pode ser classificado para arquivamento