SóProvas


ID
1552978
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

No processo de identificação da espécie humana, a identificação da raça pode ser estabelecida por métodos de medida do ângulo facial. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Perdoem-me pelo vocabulário "não técnico".

    a) O angulo é formado por um plano paralelo a arcada dentária superior e um plano inclinado que tangenciao osso do nariz e o osso "da gengiva" frontal superior. (Explicação a partir de imagens). CREIO,  que o erro da questão esteja no "é formado por um plano que passa pelos bordos inferiores das órbitas".

    b) são classificados em: prognato-Negróide africanos, australóides; mesognato - Mongolóides meridionais e ortognato - Caucasóides

    c) Não achei referencias.

    d)são classificados em: prognato 83º

    e) vide B

     

    http://www.malthus.com.br/mg_total.asp?id=315 (acessado em 11 de outubro de 2017)

     

     

  • Letra b: inferior a 83°

    Letra c: plano de Frankfurt

  • A letra A está errada pois acrescenta informações do ângulo de Curvier.

    O proposto por Cloquet é uma linha que vai da parte mais saliente da fronte até o ponto alveolar, e outra linha que vai do ponto alveolar até o conduto auditivo externo. Os ângulos são 62° para caucásico, 59,4° para mongoloide e 58° para negro. 

    A letra D, assim, está errada não apenas quanto ao ângulo informado, mas também ao afirmar que o ângulo é superior para os negros, que são prognatas. Todos os ângulos sempre serão os mínimos para a raça negra, segundo França, uma vez que quanto menor o ângulo, mas agudo é, portanto, característico do prognatismo.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em antropologia médico-legal.

    A) ERRADO. Segundo Cloquet, as linhas facial e aurícula-espinal se encontram no rebordo alveolar. Já Curvier preconiza a intersecção dessas duas linhas na margem cortante dos incisivos.

    B) ERRADO. No perfil mesognata são enquadrados os grupos raciais mongolóides meridionais,

    C) ERRADO. Jacquart propôs as medidas das linhas facial e aurículo-espinal. Para Jacquart, o ângulo é dado por uma linha vertical que passa pela fronte e pela espinha nasal anterior - linha facial - e por outra que vai da espinha nasal anterior ao meio da linha biauricular - linha aurícula-espinal. A questão trouxe a definição do plano horizontal de Frankfurt, que é um plano estabelecido do ponto mais baixo da margem orbitária ao ponto mais alto da margem do meato acustico externo, visualizado em representações de perfil.

    D) ERRADO.  Grupos raciais prognatas apresentam um ângulo facial menor de 83 graus, e compreende os grupos negroides africanos e australóides.

    E) CERTO. O ângulo facial serve para determinar o prognatismo, ou seja, a proeminência, especialmente dos maxilares, das raças. Quanto mais agudo for o ângulo facial, tanto mais pronunciado será o prognatismo. Suas medidas se fazem com os goniômetros, e obedecem a vários critérios. Assim, um dos métodos mais conhecidos origina os tipos: ortognatas, mesognatas e prognatas.

    Gabarito do professor: Alternativa E.

  • A) ERRADA, o conceito correto é “uma linha que vai da parte mais saliente da fronte até o ponto alveolar, e outra linha que vai do ponto alveolar até o conduto auditivo externo”.

    B) ERRADA, os indianos são mesognatas, mas os caucásicos são ortognatas (e os negroides são prognatas).

    C) ERRADA, o plano aurículo-orbitário foi proposto por Frankfurt e não por Jacquart.

    D) ERRADA, Cloquet estabelece um ângulo facial de 58° para negros e não superior a 85°.

    E) CORRETA, Camper classifica a face em ortognata, mesognata e prognata.