SóProvas


ID
1552996
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

No crime de infanticídio, a perícia na criança (feto nascituroou recém-nascido) tem por base o estabelecimentoou não
do nascimento com vida. Uma das maneiras decomprovação da atividade respiratória baseia-se na densidade do
tecido pulmonar, que pode ser menor oumaior do que a água, na vigência ou não de respiração. Esse teste de flutuação
pulmonar também é conhecido como docimasia

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa C

    DOCIMASIA HIDROSTÁTICA DE GALENO

    A palavra DOCIMASIA tem origem no grego dokimasia e no francês docimasie (experiência, prova). Trata-se de medida pericial, de caráter médico-legal, aplicada com a finalidade de verificar se uma criança nasce viva ou morta e, portanto, se chega a respirar.

    Após a respiração o feto tem os pulmões cheios de ar e quando colocados numa vasilhame com água, flutuam; não acontecendo o mesmo com os pulmões que não respiram. Se afundarem, é porque não houve respiração; se não afundarem é porque houve respiração e, conseqüentemente, vida. Daí, a denominação docimasia pulmonar hidrostática de Galeno.

    No âmbito jurídico a docimasia é relevante porque contribui para a determinação do momento da morte, pois se a pessoa vem à luz viva ou morta, as conseqüências jurídicas serão diferentes em cada caso.

    Exemplos: Quando um homem, ao morrer, deixa a mulher grávida e a criança vêm à luz morta, o patrimônio do de cujus transmitir-se-á aos herdeiros deste, que poderão ser seus genitores.

    Se, por outro lado, a criança nascer viva e morrer imediatamente após o nascimento, o patrimônio do pai passará aos seus herdeiros, no caso, a mãe da criança.

    Fontes: http://www.silviamota.com.br/enciclopediabiobio/verbetesbiobio/verb-docimasia.htm

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em sexologia médico-legal.

    Quando há respiração, o tecido pulmonar se enche de ar e fica menos denso que a água. Quando não houve respiração, este permanece mais denso que a água.

    A) ERRADO. Esta docimasia avalia o abaixamento da cúpula diafragmática no pulmão que respirou, e não a densidade pulmonar.

    B) ERRADO. A docimasia hidrostática de Icard é pulmonar, e se realiza por meio de pequenos cortes de fragmento de pulmão, de dimensão reduzida, esmagado entre duas lâminas de modo a transformá-lo num esfregaço. Nos casos em que houve respiração, nota-se inúmeras bolhas de ar no esfregaço. Aqui não se avalia a densidade pulmonar, e sim a ausência ou presença de bolhas de ar na lâmina histológica do pulmão.

    C) CERTO. A docimasia hidrostática pulmonar de Galeno é uma das mais antigas e, por prática, usada correntemente. Baseia-se na densidade do pulmão que respirou e do que não respirou. O pulmão que respirou tem densidade entre 0,70 e 0,80. Posto em recipiente contendo água em temperatura ambiente, o pulmão que respirou forçosamente flutuará, pois seu peso específico é mais leve que o da água. Inversamente, o pulmão que não respirou não sobrenadará, por ter peso específico maior que o da água (entre 1.040 e 1.092).

    D) ERRADO. A docimasia auricular de Vedren, baseada na pesquisa de ar na caixa do tímpano (não é pulmonar).

    E) ERRADO. A docimasia gastrintestinal de Breslau (não é pulmonar) tem indicação em recém-nascidos espostejados, dos quais só se tem o abdome. Baseia-se no fato de que, com os primeiros movimentos respiratórios, ocorre deglutição do ar, que se instala no estômago nas primeiras horas, e no intestino mais tardiamente.

    Gabarito do professor: Alternativa C.

  • Gab. C)

    Algumas (outras) docimásias:

    - Diafragmática de Ploque: se o feto não respirou, as cúpulas estão convexas em direção ao tórax (se respirou estarão planas);

    - Radiológica de Bordas: tem como fundamento a observação do raio-x do pulmão (se não respirou, estarão mais opacos);

    - Táctil de Nerio Rojas: se respirou o pulmão terá uma consistência esponjosa; caso contrário, terá uma consistência carnosa;

    - Visual de Bouchut-Casper: é uma análise visual (se o desenho do pulmão apresentar a forma de um mosaico alveolar é porque houve respiração);

    - Gastrointestinal de Breslau: mesmo processo da docimásia de Galeno, porém, se dá por uma dupla ligação do esôfago com o estômago e os intestinos. Caso haja flutuação é sinal de deglutinação do ar, e houve vida extrauterina, mas, se não flutuar, o ideal é que se faça a docimásia de Galeno para se aferir certeza da ausência de vida;

    - Mirto: presença de mielina no nervo óptico (significa que viveu mais de 12h);

    - Auricular de Vreden-Wendt-Gelé: Presença de ar no ouvido médio;

    - Siálica de Souza Diniz: Presença de saliva no estômago.

  • A docimasia hidrostática pulmonar de Galeno é a mais antiga e, por prática, usada correntemente. Baseia-se na densidade do pulmão que respirou e do que não respirou. O pulmão que respirou tem densidade entre 0,70 a 0,80. Em condições normais de pressão e temperatura a densidade da água é de 1,0.

  • DOCIMÁSIA HIDROESTÁTICA PULMONAR DE GALENO

    Densidade do pulmão que respirou – 0,70 a 0,80. - Flutua

    Pulmão que não respirou – Não flutua.

    DOCIMÁSIA HISTOLÓGICA DE BALTHAZARD

    Consiste no exame microscópico dos pulmões.

    DOCIMÁSIA RADIOLÓGICA DE BORDAS

    Respirou – Raio X escurecido

    DOCIMÁSIA SIÁLICA DE DINITZ-SOUZA

    Consiste na pesquisa de saliva no estomago do feto. A reação positiva é um indicativo de que existiu vida.

    DOCIMÁSIA GASTRINTESTINAL DE BRESLAU

    Recém-nascido espostejado – só tem abdômen.

    DOCIMÁSIA AURICULAR DE WREDEN-WENDT-GÉLÉ

    É praticada em infante espostejado do qual só se tem a cabeça. Baseia-se na existência de ar no ouvido médio, aí levado através das trompas de Eustáquio.