SóProvas


ID
1553014
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta lesão contusa caracterizada por hiperemia produzida por congestão
vascular (dilatação de capilares e vênulas) de uma região do corpo, fugaz e que, portanto, exige urgência na
realização da perícia, sob pena de desaparecer.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa B

    A. EDEMA TRAUMÁTICO: Apresentaelevação e palidez da pele na área do impacto. Surge após 1 a 3 minutos. Apresenta a tríplice reação de Lewis: i) hiperemia no ponto de impacto; ii) extensão da hiperemia para a área ao redor e iii) palidez da zona central pelo edema.

    B. RUBEFAÇÃO ou ERITREMA: Quando um individuo vivo recebe uma pancada, esse vasos que estão embaixo da epiderme sofrem vaso dilatação, daí fica a pele fica quente e avermelhada. Quando os vasos sanguíneos recebem essa pressão, o plasma do sangue sai dos vasos através dos seus pequenos orifício. É o extravasamento de plasma.

    C. BOSSA SANGUÍNEA: é um tipo de equimose. quando tivermos uma bossa com sangue. Podemos diferenciar esta da bossa serosapela cor, a sanguínea é avermelhada, roxa, azulada. A serosa não tem cor.

    D. HEMATOMA: as vezes os vasos rompem e um pouco de sangue extravasa e se acumula naquela área. Se for uma área corporal que não tem osso, o sangue se espalha para cima e para baixo, formando um hematoma (seria um tumor de sangue, etimologicamente). É uma bolsa de sangue que se acumula em uma cavidade que não existia, é o próprio sangue que criou essa cavidade, por isso se fala que o hematoma é uma coleção de sangue numa cavidade neo-formada.

    E. EQUIMOSE: pressão um pouco maior do que no caso da RUBEFAÇÃO, além de o vaso se dilatar, ele rompe, daí o sangue extravasa e derrama em baixo da pele, na hora que a gente olha a pele, no lugar onde houve a pancada, aparece uma mancha. Essa mancha leva o nome de equimose. Essa tanto pode acontecer no vivo como no cadáver.

    Fontes:

    Professor Roberto Blanco (CERS)

    http://www.malthus.com.br/mg_total.asp?id=76

  • Rubefação

    É uma mancha avermelhada, efêmera e fugaz na pele, que desaparece em alguns minutos. Não deixa marca nem sequela. A pele solta “istamina” e fica vermelha, pois aumenta a chegada de sangue no local.

    ---------

    Edema traumático

    É o aumento de volume na região traumatizada (é o inchaço). É provocada pela saída do plasma do interior dos vasos sangüíneos que se infiltra nos tecidos. Possui intensidade variada, depende da gravidade e da presença de outras lesões no local.

    -------------

    Bossa sanguínea

    É o derramamento de sangue (proveniente de vaso vermelho) numa região pequena do tecido subcutâneo (embaixo da pele), delimitada por outras estruturas impermeáveis, como, por exemplo, osso. Formam uma saliência localizada na pele. São comuns no couro cabeludo e são vulgarmente chamadas de “galo”.

    ---------------

    Hematoma

    É a ruptura de vasos sanguíneos (mais volumosos, médio ou grosso calibre), formando coleção de sangue represado, deixando a pele com uma coloração roxa. Difere do hematoma subdural (o sangue comprime o cérebro) e do intradural (dentro da cabeça).

    -----------------

    Equimose e sugilação

    Equimose é o derramamento sanguíneo onde o sangue se infiltra e coagula nas malhas dos tecidos (manchas roxas).

    Sugilação é uma forma de equimose, caracterizada por vários pontinhos como grão de areia, que geralmente é superficial, não forma coleção, mas pode ter dentro dos órgãos, na área do traumatismo ou pode até se estender.

    ---------------

    Petéquas e sufusões

    Petéqueas e sufusões são formas de equimoses. As petéqueas são mais ou menos isoladas, com tamanho de cabeça de alfinete, já as sufusões são equimoses extensas.

     

     

    Fonte: http://www.direitonet.com.br/resumos/exibir/79/Lesoes

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em traumatologia médico-legal.

    Entre os agentes mecânicos, os instrumentos contundentes são os maiores causadores de dano.  Sua ação é quase sempre produzida por um corpo de superfície, e suas lesões mais comuns se verificam externamente, embora possam repercutir na profundidade. As lesões produzidas por essa forma de energia mecânica sofrem uma incrível variação. Todas as lesões apresentadas abaixas podem ser enquadradas dentro das lesões contusas, e é questão comum em prova abordando a diferenciação entre elas (conceitual).

    A) ERRADO. . O edema traumático é o acúmulo de líquido no espaço intersticial e é constituído por uma solução aquosa de sais e proteínas do plasma, causado por uma ação traumática, mais comumente a torção, percussão e pressão.

    B) CERTO. A rubefação ou eritema traumático caracteriza-se pela congestão repentina e momentânea de uma região do corpo atingida pelo traumatismo, evidenciada por uma mancha avermelhada, efêmera e fugaz. A rubefação desaparece em alguns minutos, daí sua necessidade de averiguação exigir brevidade. Seu surgimento é imediato ao trauma. Como é fugaz, sua comprovação pericial é quase impossível, e a vítima de uma agressão que lhe tenha produzido apenas uma rubefação, como no caso de uma bofetada, se for a exame de corpo de delito, receberá laudo negativo.

    C) ERRADO. A bossa sanguínea é o hematoma (extravasamento de sangue que forma uma coleção sanguínea) que se apresenta sempre sobre um plano ósseo e pela sua saliência bem pronunciada na superfície cutânea. É muito comum nos traumatismos do couro cabeludo e é vulgarmente conhecida por “galo". 

    D) ERRADO. O maior extravasamento de sangue de um vaso bastante calibroso (e não capilares!!) e a sua não difusão nas malhas dos tecidos moles dão, em consequência, um hematoma. Formam-se, no interior dos tecidos, verdadeiras cavidades, onde surge uma coleção sanguínea.

    E) ERRADO. Equimoses são lesões que se traduzem por infiltração hemorrágica nas malhas dos tecidos. Para que ela se verifique, é necessária a presença de um plano mais resistente abaixo da região traumatizada e de ruptura capilar, permitindo, assim, o extravasamento sanguíneo. 

    Gabarito do professor: Alternativa B.

  • RUBEFAÇÃO

    Congestão momentânea (fugaz) de uma região do corpo, evidenciada por uma mancha avermelhada que desaparece em alguns minutos. Daí sua necessidade de averiguação exigir brevidade (contravenção de vias de fato, pois pra ser lesão corporal, tem que ter laudo). Ocorre pela hiperemia: aumento de fluxo de sangue no vaso sanguíneo, oriunda da vasodilatação, EXCLUSIVAMENTE VITAL, o sangue está dentro dos vasos. Ex.: tapas. DIFERE DE EQUIMOSE.

    OBS: não é considerada lesão corporal, mas sim VIAS DE FATO: rubefação, eritema simples, dor física sem o dano a ser aferido, alterações subjetivas (tonteiras, mal-estar, fraqueza), crise nervosa/desmaio episódico/desmaio histérico. 

  • A rubefação ou eritema traumático caracteriza-se pela congestão repentina e momentânea de uma região do corpo atingida pelo traumatismo, evidenciada por uma mancha avermelhada, efêmera e fugaz, que desaparece em alguns minutos, daí sua necessidade de averiguação exigir brevidade. Seu surgimento é imediato ao trauma. A bofetada na face ou nas nádegas de uma criança, onde muitas vezes ficam impressos os dedos do agressor, configura exemplo dessa tipificação lesional.

    Livro do França 11 ed.