SóProvas


ID
1553020
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A presença de cauda de escoriação em uma ferida indica a ação de instrumento:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa C

    Lesões e morte por INSTRUMENTOS CORTANTES:

    É aquele instrumento que tem uma lâmina, que tem uma das extremidades afiadas, chamada de gume. Quanto mais afiado for o gume, menor vai ser a força que eu vou ter que aplicar, já que a superfície vai ser menor. Mas será mais fácil ainda se eu deslizar o gume, daí ele vai afastar, cortando as fibras que unem a pele. A ferida não será mais puntiforme, mas sim em linha, já que a extensão vai ser maior que a profundidade.

    Quando eu olhar as bordas dessa ferida, as bordas serão regulares, sem escoriação, os vasos na parede da ferida estão cortados, daí eles sangram muito. Essa ferida é chamada de FERIDA INCISA. Uma das características dessa ferida incisa é que na hora que o agressor atinge a pele, ele está utilizando um força maior, daí ele desliza e tira. Daí se nota que a ferida é mais profunda no inicio, e vai se superficializando no final. Assim, o ponto mais profundo marca o inicio do golpe e o mais superficial a saída. As vezes o final é tão superficial que atinge apenas a derme e a epiderme, não sendo mais ferida nesse ponto, mas sim uma escoriação.

    Um cara chamado Romanese disse que ESSA ESCORIAÇÃO QUE MARCA O FINAL DA FERIDA É CHAMADA DE CAUDA DE ESCORIAÇÃO. Só que pode acontecer que antes de o instrumento entrar, ele atinja apenas a superfície, e aparece uma escoriação no inicio, mas não posso chamar de cauda no inicio, porque ela fica no final. Resolveu-se chamando de escoriação de
    entrada e escoriação de saída. A escoriação que fica mais próxima da maior profundidade é a de entrada, e a que fica mais próxima da menor profundidade é a de saída. Analisando-se a ferida, podemos saber o sentido que o golpe foi dado.

    Fonte: Professor Roberto Blanco (CERS)

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em traumatologia forense.

    A) ERRADO. Instrumentos de ação contundente não causam a cauda de escoriação, que é gerada pela ação de deslizamento. O instrumento contundente nesse caso estaria agindo tangencialmente causando uma escoriação (e não cauda de escoriação).

    B) ERRADO. Instrumentos de ação perfurocontundente causam feridas perfurando e contundindo ao mesmo tempo, sem causar a cauda de escoriação.

    C) CERTO. O instrumento cortante, agindo por deslizamento e seguindo uma direção em semicurva (como um arco de violino) condicionada pelo braço do agressor ou pela curvatura da região ou do segmento atingido, deixa, no final do ferimento, onde o instrumento de corte é afastado do corpo, e apenas na epiderme, uma cauda de escoriação.

    D) ERRADO. Instrumentos cortocontundentes são dotados de gume, mas influenciados pela ação contundente. As lesões causadas por esses instrumentos são bem variadas, dependente do peso, do gume e da força viva que atua. No entanto, mesmo quando são mais cortantes, suas feridas não apresentam cauda de escoriação.

    E) ERRADO. Instrumentos de ação perfurante não causam cauda de escoriação, que precisa de um instrumento com gume para ser produzida.

    Gabarito do professor: alternativa C.