-
Lembrar do espectro equimótico. Alterações de cores
-
Espectro Equimótico de Legrand du Saulle
Ve.Vi. A. V. A
1º dia: VERMELHO
2º ao 3º dia: VIOLÁCEO (ROXO)
4º ao 6º dia: AZUL
7º ao 10º dia: VERDE
11º ao 12º dia: AMARELO
-
GABARITO A
Lembrando que as equimoses na conjuntiva ocular não se modifica, permanecendo vermelha do primeiro dia até o seu desaparecimento.
-
A questão avalia os conhecimentos do candidato em traumatologia médico-legal.
A) CERTO. A tonalidade da equimose é um aspecto de grande interesse médico-pericial. De início, é sempre avermelhada. Depois, com o correr do tempo, ela se apresenta vermelho-escura, violácea, azulada, esverdeada e, finalmente, amarelada, desaparecendo, em média, entre 15 e 20 dias. Essa mudança de tonalidades que se processa em uma equimose tem o nome de “espectro equimótico de Legrand du Saulle". Em geral, é vermelha no primeiro dia, violácea no segundo e no terceiro, azul do quarto ao sexto, esverdeada do sétimo ao 10o, amarelada por volta do 12o dia, desaparecendo em torno do 15o ao 20o. Assim, esse espectro pode ser utilizado para estimar a cronologia da lesão no exame direto.
B) ERRADO. As dimensões da equimose podem ter impacto na cronologia da lesão, pois vai variar o volume de sangue extravasado, no entanto, não é possível determinar o tempo de ocorrência da lesão partindo apenas desse dado.
C) ERRADO. A localização das equimoses não traz dados para estimativa do tempo de ocorrência da lesão.
D) ERRADO. A forma das equimoses significa muito para os legistas, em termos de instrumento causador da lesão (e não em relação à cronologia!). Às vezes, imprime a marca dos objetos que lhe deram origem (equimoses figuradas) com mais fidelidade do que as escoriações. Dedos de uma mão, anéis, pneus de automóveis (estrias pneumáticas de Simonin) e tranças de corda podem deixar suas impressões em regiões atingidas.
E) ERRADO. Não há cicatrização na equimose.
Gabarito do professor: Alternativa A.
-
EQUIMOSE
A tonalidade da equimose é outro aspecto de grande interesse médico-pericial. De início, é sempre avermelhada. Depois, com o correr do tempo, ela se apresenta vermelho escura, violácea, azulada, esverdeada e, finalmente, amarelada, desaparecendo, em média, entre 15 e 20 dias.
VE.R.A.V.A
- 1º dia ---> VERMELHO
- 2º e 3º dia ---> ROXO
- 4º, 5º e 6º dia ---> AZUL
- 7º, 8º, 9º e 10º dia ---> VERDE
- 11º, 12º, 13º, 14º e 15º dia ---> AMARELO
- Desaparecendo, em média, entre 15 e 20 dias.
Tipos de equimose:
- Petéquias à pequenas equimoses, podem ser citadas as petéquias no globo ocular, quando há asfixia mecânica.
- Sugilação à pequenos grãos (aglomerado de petéquias), “chupão”
- Víbices à Estrias, “marca de pneu”, “cassetete”
- Equimona à equimose de grandes proporções
Bizu: decore a ordem das cores. Em seguida, perceba que, para cada cor, o intervalo de dias vai aumentando progressivamente em 1, ou seja, vermelho (1 dia - 1°), arroxeado (2 dias - 2° e 3°), azul (3 dias - 4°, 5° e 6°), verde (4 dias ..), amarelo (5 dias ..). Fica mais fácil de decorar assim.