SóProvas


ID
1553032
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta lesão contusa caracterizada por ser decorrente de uma ação tangencial de
um instrumento contundente.

Alternativas
Comentários
  • Disparos de projéteis que não produzem orifício de entrada, mas, por atrito causam escoriações, são os chamados disparos tangenciais ("tiros de raspão").

     

    Medicina Legal e Criminalística - Paulo Enio Garcia da Costa Filho - Edtora Alumnus - Pag. 84.

  • Gabarito: Letra A

     

    ESCORIAÇÃO

     

    Tem quase sempre como origem a ação tangencial dos meios contundentes. Pode ser encontrada isolada ou associada a outras modalidades de lesões contusas mais graves. Tem pouco significado clínico, mas assume um valor indiscutível na perícia médico-legal. Define-se, de forma mais simples, como o arrancamento da epiderme e o desnudamento da derme, de onde fluem serosidade e sangue. Simonin chamou-a de erosão epidérmica e Dalla Volta de abrasão.

     

    Medicina Legal - Genival Veloso de França

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em traumatologia médico-legal.

    A) CERTO. A escoriação tem quase sempre como origem a ação tangencial dos meios contundentes. Pode ser encontrada isolada ou associada a outras modalidades de lesões contusas mais graves. Tem pouco significado clínico, mas assume um valor indiscutível na perícia médico-legal. Define-se, de forma mais simples, como o arrancamento da epiderme e o desnudamento da derme (ou seja, a derme fica EXPOSTA), de onde fluem serosidade e sangue.

    B) ERRADO. Entorses são lesões articulares provocadas por movimentos exagerados dos ossos que compõem uma articulação, incidindo apenas sobre os ligamentos. Uma flexão intensa de uma mão sobre o antebraço, uma abdução mais brusca do polegar sobre o seu metacarpo, um pé mal assentado no solo ou uma rotação mais violenta de um joelho são exemplos de causas capazes de produzir uma entorse. Não dependem de ação tangencial do instrumento contundente.

    C) ERRADO. A luxação é caracterizada pelo deslocamento de dois ossos cujas superfícies de articulação deixam de manter suas relações de contato que lhes são comuns. Não depende de ação tangencial do instrumento contundente. 

    D) ERRADO. Ferida incisa é causada por ação cortante, e não por ação contundente.

    E) ERRADO. A bossa sanguínea é o hematoma (extravasamento sanguíneo que forma uma coleção) que se apresenta sempre sobre um plano ósseo e pela sua saliência bem pronunciada na superfície cutânea. É muito comum nos traumatismos do couro cabeludo e é vulgarmente conhecida por “galo". Não decorre de ação tangencial do instrumento contundente.

    Gabarito do professor: Alternativa A.

  • ESCORIAÇÃO - tem quase sempre como origem a ação tangencial dos meios contundentes. Pode ser encontrada isolada ou associada a outras modalidades de lesões contusas mais graves.

    Escoriação que deixa cicatriz não é escoriação. O único vestígio de recenticidade é uma mancha rósea, descorada, que desaparece com poucos dias.

    Escoriação típica é aquela em que apenas a epiderme sofre a ação da violência. Quando a derme é atingida, não é mais escoriação, e sim uma ferida. A escoriação não cicatriza, não deixa marcas.

    APENAS A ESCORIAÇÃO É UMA LESÃO ABERTA, OU SEJA, O "RALADO" SAI SANGUE.

  • No caso em tela, estamos diante de um Adjunto Adverbial conformativo, visto que não temos a presença de nenhuma oração.

  • ESCORIAÇÃO

    • A escoriação tem quase sempre como origem a ação tangencial dos meios contundentes. Pode ser encontrada isolada ou associada a outras modalidades de lesões contusas mais graves.
    • A escoriação" in vitam" caracteriza-se pelo arrancamento da epiderme, desnudamento de derme, coagulação da linfa e formação da crosta. Presença de crosta é sinal indiscutível de reação vital."
    • Quando a derme é atingida, não é mais escoriação, e sim uma ferida.
    • A escoriação não cicatriza, não deixa marcas. A regeneração da área lesada é por reepitelização.
    • Quanto à tonalidade e evolução, em 24 horas seca e forma crosta.
    • Nas escoriações post mortem, não há formação de crosta.
    • demora mais ou menos 20 a 30 dias para regenerar totalmente
    • Q253126. As lesões contusas superficiais ocorrem somente quando geradas em corpos com vida. A exceção a essa regra é: R: a escoriação.