SóProvas


ID
1553719
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Frente ao agravamento da situação epidemiológica da dengue em 2014/2015, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo instituiu protocolo para realizar a triagem dos casos suspeitos, aplicando uma escala de classificação de risco por cores de acordo com sinais e sintomas referidos.

                          É suspeita de dengue?                       Azul
                          Há tendência a sangramento?         Verde
                          Há sinais de alarme?                        Amarelo
                          Há sinais de choque?                      Vermelho


Por essa escala, um paciente, apresentando um ou mais sinais de alarme, será classificado na cor amarela, que indica


Alternativas
Comentários
  • Amarelo GRUPO C-urgência, com atendimento o mais rápido possível. gabarito é C

     

    Vermelho grupo D- emergência, Paciente com necessidade de atendimento imediato.

  •  Gabarito errado

     

    Azul: Grupo A – atendimento de acordo com o horário de chegada Verde: Grupo B – prioridade não urgente Amarelo: Grupo C – urgência, atendimento o mas rápido possível Vermelho: Grupo D – emergência, paciente com necessidade de atendimento imediato

    fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_nacionais_prevencao_controle_dengue.pdf

  • Todas as pessoas com suspeita de dengue devem receber o primeiro atendimento na unidade que procurarem. Após a avaliação e conduta inicial, mesmo que o paciente seja encaminhado para outros serviços de saúde, deve-se garantir o suporte de vida adequado para encaminha­mento e prestar orientações quanto à rede assistencial.

    De acordo com a classificação de risco, os pacientes com os sinais e sintomas clássicos da dengue são classificados como Grupo A – azul. Esses pacientes necessitam de atendimento em Unidades de Atenção Primária em Saúde.

    De acordo com a classificação de risco, o paciente com manifestações hemorrágicas espontâneas ou prova do laço positiva é classificado como Grupo B – Verde. Esse paciente necessita de atendimento em unidade com suporte para observação.

    De acordo com a classificação de risco, o paciente com sinais de alarme é classificado como Grupo C – Amarelo. Esse paciente necessita de atendimento de urgência e deve ser encaminhado para um hospital de referência com maior suporte técnico.

    De acordo com a classificação de risco, o paciente com sinais de choque é classificado como Grupo D – Vermelho. Esse paciente necessita de atendimento imediato, receber HIDRATAÇÃO venosa vigorosa (fase de expansão) em qualquer unidade de saúde e ser transferido, em ambulância com suporte avançado, para um hospital de referência com leitos de UTI.

    Resposta D

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Diretrizes nacionais para prevenção e controle de epidemias de dengue / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2009.

  • Para não assinantes resposta correta letra C