-
Gabarito A. Segundo a Cartilha de Segurança -
- Worm
- Tipo de código malicioso. Programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Diferente do vírus, o worm não embute cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos e não necessita ser explicitamente executado para se propagar. Sua propagação se dá por meio da exploração de vulnerabilidades existentes ou falhas na configuração de programas instalados em computadores.
-
CORRETA. Screenlogger é um tipo de spyware capaz de armazenar a posição do cursor e a tela apresentada no monitor, nos momentos em que o mouse é clicado, ou a região que circunda a posição onde o mouse é clicado. É bastante utilizado por atacantes para capturar as teclas digitadas pelos usuários em teclados virtuais, disponíveis principalmente em sites de internet Banking.
ERRADA. Worm é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo, tornando-se parte de outros programas e arquivos. O worm depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção.
"Diferentemente do vírus, o worm não embute cópias de si mesmo
em outros programas ou arquivos e não necessita ser
explicitamente executado para se propagar." WORM NÃO DEPENDE da execução do programa ou arquivo hospedeiro para que possa se tornar ativo.
ERRADA. Vírus é um tipo de código malicioso capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Não embute cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos e não necessita ser explicitamente executado para se propagar. Sua propagação se dá por meio da exploração de vulnerabilidades existentes ou falhas na configuração de programas instalados em computadores.
(AQUI É WORM)
-
Da pra acertar por eliminição.
-
GABARITO A
Spywares são programas espiões, isto é, sua função é coletar informações sobre uma ou mais atividades realizadas em um computador. Existem muitos spywares de má índole, criados para coletar informações pessoais e, com elas, praticar atividades ilegais. Entretanto, nem todos são assim. Por exemplo: existem empresas de anúncio que se utilizam de spywares para, de forma legal, coletar informações de seus assinantes, com vistas a selecionar o tipo de anúncio que irão lhes apresentar.
Podem ser keyloggers, do tipo que captura o que o usuário digita; screenloggers, do tipo que registra os movimentos de mouse de um usuário, ou adwares, daqueles que mostram propagandas para o usuário.
VÍRUS: não é auto-replicante, depende de um hospedeiro.
WORM: auto-replicante, não depende de um hospedeiro.
bons estudos