SóProvas


ID
155413
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Uma das formas de alcançar maiores velocidades dos computadores é o uso do paralelismo que pode ser introduzido em muitos níveis diferentes. Nesse contexto é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Tipos de paralelismo
    [editar] No bit
    A partir do advento da tecnologia de fabricação de chip VLSI na década de 1970 até cerca de 1986, o aumento da velocidade na arquitetura de computador era obtido dobrando-se o tamanho da palavra, a quantidade de informação que o processador pode executar por ciclo.[17] Aumentar o tamanho da palavra reduz a quantidade de instruções que um processador deve executar para realizar uma operação em variáveis cujo tamanho é maior do que o da palavra.
    Historicamente, microprocessadores de quatro bits foram substituídos por oito, então para dezesseis e então para trinta e dois. A partir de então, o padrão 32-bit se manteve na computação de uso geral por duas décadas. Cerca de 2003, a arquitetura 64-bit começou a ganhar mais espaço.
    [editar] Na instrução
    Um pipeline canônico de cinco estágios em uma máquina RISC (IF = Instruction Fetch, ID = Instruction Decode, EX = Execute, MEM = Memory access, WB = Register write back)
    Em sua essência, um programa de computador é um fluxo de instruções executadas por um processador. Tais instruções podem ser reordenadas e combinadas em grupos que então são executados em paralelo sem mudar o resultado do programa. Isso é conhecido por paralelismo em instrução. Avanços nessa técnica dominaram a arquitetura de computador de meados da década de 1980 até meados da década de 1990.[18]
    Processadores modernos possuem pipeline com múltiplos estágios. Cada estágio corresponde a uma ação diferente que o processador executa em determinada instrução; um processador com um pipeline de N estágios pode ter até N diferentes instruções em diferentes estágios de execução. O exemplo canônico é o processador RISC, com cinco estágios: instruction fetch, decode, execute, memory access e write back. O processador Pentium 4 possui um pipeline de 35 estágios.

  • Divisão da Execução da Instrução em 5
    estágios:
    – Busca da Instrução na Memória (B)
    – Leitura dos Registradores e Decodificação
    da Instrução (D)
    – Execução da Instrução / Cálculo do
    Endereço de Desvio (E)
    – Acesso a um Operando na Memória (M)
    – Escrita de um Resultado em um
    Registrador (W)

  • Dois conceitos importantes para a questão:

    Sistemas fortemente acoplados possuem apenas uma memória principal que é compartilhada entre vários processadores. Dividem-se nas arquiteturas SMP(multiprocessador simétrico) e NUMA(memória de acesso nao uniforme).

    Em sistemas fracamente acoplados cada processador tem a sua memória individual. São os clusters.

  • Porque não poderia ser a letra D, já que a resposta diz "normalmente" e não "sempre" ou "obrigatoriamente".
    Um sistema fortemente acoplado (sua máquina por exemplo) possui seu próprio sistema operacional e gerencia seus próprios recursos...
  • Talvez uma possível explicação para a sua pergunta Anderson, seja que a questão fala níveis de paralelismo.  Na sua máquina a menos que ela tenha mais de um processador não haverá paralelismo. Se ele tiver mais de um processador, haverá paralelismo, porém não terá um SO para cada processador tendo ele gerenciando seus próprios recursos? Não sei se consegui ser claro.
  • Comentando e respondendo a dúvida do colega Anderson, mesmo após longos 7 anos..

     

    O colega cometeu um pequeno engano na sua citação:

    "Um sistema fortemente acoplado (sua máquina por exemplo) possui seu próprio sistema operacional e gerencia seus próprios recursos..."

     

    O que possuímos nas nossas máquinas, nas nossas casas, SÃO MULTIPROCESSADORES, pois 1 ou mais CPUS compartilham acesso total a uma RAM comum.

    Um sistema fortemente acoplado, possui uma grande diferença de um multiprocessador que é CADA PROCESSADOR TEM UMA MEMÓRIA LOCAL interligado por uma INTERFACE DE REDE dedicada, com multiplos sistemas operacionais e um sistema de arquivo.

     

    Espero ter sanado sua dúvida.!

     

    Obs.: reforçando o gabarito, ALTERNATIVA C