SóProvas


ID
155434
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No Linux, LILO é um gerenciador de partida que permite selecionar qual sistema será iniciado, caso o computador possua mais de um sistema operacional. Nesse contexto, considere:

I. Se o gerenciador de partida for instalado no MBR do disco rígido, o setor de boot do antigo sistema operacional será substituído. Assim, uma medida preventiva é copiar o setor de boot para um disquete, usando comandos apropriados, tanto para salvar o setor de boot quanto para restaurá-lo.

II. Modificações no arquivo /etc/lilo.conf, atualização do Kernel ou desfragmentação da partição que contém a imagem do Kernel são situações em que o comando lilo deve ser novamente executado para atualizar o setor de partida do disco rígido.

III. Em função de sua limitação de 1024 cilindros, o LILO requer a utilização da opção de configuração compact para agrupar as requisições de leitura e gravação nos setores de disco.

IV. É fundamental possuir um disquete de partida do GNU/Linux, antes da reinstalação de sistemas DOS e Windows, pois isto pode substituir o setor de partida do HD e impossibilitar a inicialização do GNU/Linux.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • At system start, only the BIOS drivers are available for LILO to access hard disks. For this reason, with very old BIOS, the accessible area is limited to cylinders 0 to 1023 of the first two hard disks. For later BIOS, LILO can use 32-bit "logical block addressing" (LBA) to access practically the entire storage of all the hard disks that the BIOS allows access to.

    Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/LILO_%28boot_loader%29

  • A questão é de 2010 mas nessa ano já era possível iniciar o sistema pelo CD, não sendo necessário disquete.