SóProvas


ID
1554970
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

                                 Protestos e violência marcam inauguração
                                   da sede do Banco Central Europeu

A inauguração da sede do Banco Central Europeu, em Frankfurt, na Alemanha, uma construção de 1,3 bilhãode euros (R$ 4,5 bilhões), levou milhares de manifestantes às ruas hoje (18 de março) em um violento protesto.
Houve confronto entre a polícia e os manifestantes, que quebraram vidraças, incendiaram carros e fizeram barricadas de pneus e contêineres de lixo.
                                                                    (EBC, 18 mar.15. Disponível em: <http://goo.gl/ItIZPf> Adaptado)

As manifestações foram:

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    Os organizadores da manifestação, um grupo chamado Blockupy, em alusão ao movimento Occupy Wall Street de 2011, estimam que 10.000 pessoas participaram do protesto diante da sede do BCE. O Blockupy quer dar voz aos elementos mais críticos em relação a instituições como a troika, o organismo formado pelo BCE, pela Comissão Europeia e pelo Fundo Monetário Internacional, que supervisiona as reformas em países que foram resgatados na zona do euro.
    http://brasil.elpais.com/brasil/2015/03/18/economia/1426665324_655704.html
  • Alternativa A 

    e não C

  • O porta-voz do movimento anticapitalista Blockupy, Frederic Wester, afirmou que há grande revolta e frustração em toda a Europa com as políticas da chamada Troika, grupo composto pelo Banco Central Europeu, a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI). “Injustiça social conduz a descontentamento. Hoje, Atenas chegou a Frankfurt”, disse, ao fazer referência à Grécia como um dos países mais afetados pelas políticas de austeridade. A manifestante Matte Fiedler ressaltou que “não há nada para celebrar na política do empobrecimento”.

    Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2015-03/protestos-e-violencia-marcam-inauguracao-da-sede-do-banco-central