SóProvas


ID
1555456
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

EM NOVA YORk, HABITAÇÃO SOCIAL VIVE O “BOOM” DAS RENDAS MISTAS

“50-30-20” é um termo quente na cidade norte-americana de Nova York hoje em dia.É também o apelido dos imóveis financiados pela prefeitura que miram a integração das rendas mistas na habitação. Nesse modelo de empreendimento, 50% do total de unidades de cada prédio são ocupadas por famílias de classe média, 30% por moradores de classe média-baixa, e 20% destinam-se à baixa renda. O presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional de Nova York, Marc Jahr, afirma que a instituição já financiou e construiu quase 8 mil apartamentos nesse modelo:“Acreditamos que prédios com rendas mistas e bairros com economias diversas são pilares de comunidades estáveis”.

Adaptado de prefeitura.sp.gov.br.


O Estado é um agente fundamental na produção do espaço, pois suas ações interferem deforma acentuada sobre a dinâmica e a organização das cidades.

A principal finalidade de uma política pública como a relatada no texto é:

Alternativas
Comentários
  • Quanto maiores diferenças de renda entre grupos e classes sociais, maiores as desigualdades das condições de moradia e de acesso a serviços públicos. A segregação pode ser reforçada pelo próprio poder público, quando prioriza investimentos nas áreas ocupadas pela população de mais alta renda, negligenciando ou simplesmente ignorando a parte ocupada pelos mais pobres. O Estado pode, no entanto, promover a qualificação das áreas mais carentes - através de investimentos em habitação e infraestrutura, transportes, segurança, educação, saúde, lazer e cultura - atenuando a segregação espacial.

  • É muito comum que os centros urbanos sejam segregados espacialmente. Isso significa que, em grande parte das cidades, é possível identificar facilmente quais são os bairros pobres e quais são os bairros ricos ou de classe média. Até mesmo em cidades de países desenvolvidos essa diferenciação entre áreas valorizadas e desvalorizadas é claramente perceptível. A política pública relatada no enunciado constitui um método de minimizar essa segregação espacial, pois em um mesmo prédio habitarão pessoas de baixa renda, classe média baixa e classe média, o que dificilmente ocorreria se os imóveis fossem vendidos de acordo com as regras do mercado. A redução da segregação espacial leva a um convívio entre pessoas de classe diferentes que pode ser muito benéfico para a sociedade como um todo. Isso não se relaciona nem com a elevação da arrecadação de impostos, nem com o favorecimento da atividade comercial nem com a desconcentração da população urbana. A alternativa correta, portanto, é a letra (A).