SóProvas


ID
1555783
Banca
Quadrix
Órgão
CFA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na análise orientada a objetos uma limitação recorrente diz respeito à granularidade de reutilização de software. Como se apresenta essa granularidade?

Alternativas
Comentários
  • Na verdade a questão não está falando que a limitação do OO é na reutilização, e sim na granularidade de reutilização, ou seja, o quanto seria o suficiente para poder reutilizar algo, por exemplo, ir em um nivel muito fundo de reutilização e este nao ser necessário, ou mais..ir muito pouco e precisar mais..a questão da granularidade de reutilização é uma limitação em qualquer situação, e não só na OO.

    Dificil um material confiável sobre o assunto, pois é uma situação muito específica, e não puramente relacionada À OO, mas a reutilização em si.


    Palavras do professor Lúcio Camilo: http://www.itnerante.com.br/group/arquitetura-de-software/forum/topics/reutiliza-o-de-sw?commentId=1867568%3AComment%3A355315&groupId=1867568%3AGroup%3A242444

  • "LIMITAÇÃO" recorrente na granularidade de reutilização, por isso marquei e acredito que a adequada é alta, C... Se a questão pedisse para indicar qual o nível de granularidade é desejável a resposta adequada seria A, baixa granularidade.

  • Acredito que a lógica aqui é pensar no que favorece a reutilização de software. Quando o enunciado diz "limitação", está se referindo a uma restrição (ou característica obrigatória/desejável) que artefatos de software precisam ter para serem reutilizáveis.

    Sabemos que para reutilização de software precisamos de componentes coesos, bem definidos e delimitados a uma tarefa específica. Isso significa um componente pequeno (imagine uma pecinha de lego) que pode ser reutilizado em outros locais ou por outros softwares, como por exemplo as famosas libs ou bibliotecas.

    Com esse raciocínio, a granularidade baixa (ou fina) - grãos pequenos - cria componentes menores, favorecendo a reutilização.

  • ✅Gabarito(A) 

    Existem dois fatores que geram alguma tensão na reutilização de componentes de software: Granularidade e Nível de Abstração.

    Granularidade

    É o tamanho do componente reutilizável. Quanto maior for o tamanho do componente, menores são os custos. 

    Porém, é mais fácil a reutilização de componentes de menores dimensões porque apresentam maiores possibilidades de encapsulamento.

    À medida em que as duas opções estão em extremos opostos, é necessário fazer uma análise cuidadosa para encontrar um tamanho aceitável do componente que satisfaça a ambos os objetivos: custo razoável e facilidade de reutilização.

    Nível de Abstração

    Pode ser compreendido no exemplo: o código tem um baixo nível de abstração, enquanto que os requisitos têm um alto nível de abstração.

    Fonte: https://www.devmedia.com.br/reutilizacao-de-software-revista-engenharia-de-software-magazine-39/21956