-
CERTO. Cuidado que neste item têm um pegadinha a palavra "pequenas áreas geograficas" quer dizer MAN (Metropolitan Area Network) que são redes maiores que as redes locais LANs.
As redes FDDI adotam uma tecnologia de transmissão idêntica às das redes
Token Ring, mas utilizando, vulgarmente, cabos de
fibra óptica, o que lhes concede capacidades de transmissão muito elevadas (em escala até de Gigabits por segundo) e a oportunidade de se alargarem a distâncias de até 200 Km, conectando até 1000 estações de trabalho
-
FDDI é uma Rede Local de alta velocidade
(100 Mbps).
• Utiliza a fibra óptica como meio físico
• CDDI - Usa par trançado.
• Método de acesso por passagem de Token,
• Baseado no padrão IEEE-802.5
-
Throughput (ou taxa de transferência) é a quantidade de dados transferidos de um lugar a outro, ou a quantidade de dados processados em um determinado espaço de tempo, pode-se usar o termo throughput para referir-se a quantidade de dados transferidos em discos rígidos ou em uma rede, por exemplo; tendo como unidades básicas de medidas o Kbps, o Mbps e o Gbps. O throughput pode ser traduzido como a taxa de transferência efetiva de um sistema. A taxa de transferência efetiva de um determinado sistema (uma rede de roteadores por exemplo) pode ser menor que a taxa de entrada devido às perdas e atrasos no sistema.
Throughput é diferente da largura de banda nominal.
Por exemplo, podemos ter um link de 2Mbps mas tendo acesso a um conteúdo onde o roteamento dos seus dados passe por um link de 1Mbps. Neste caso, o throughput será considerado pelo menor.
-
Seguindo a definição de throught acima, qual seria então a vantagem do fddi em relação as fast ethernet?
até onde eu sei, ambas alcançam no máximo 100Mbps.
Alguem tem alguma referência bibliografica que corrobora o que a questão quis dizer?
-
Observa-se que a questão trata sobre o throughput (produto da latência com a unidade máxima de transmissão). As redes FDDI são deterministicas e possuem capacidade sustentável em toda e qualquer configuração. As redes Ethernet (mesmo Gigabit), por outro lado, quando em modo de controle ao meio CSMA/CD, podem introduzir latência na transmissão tornando-a indeterministica e com capacidade(throughput) variável; até insatisfatória.
Embora tenhamos o modo switched Ethernet no qual o controle ao meio CSMA/CD é suprimido pelo equipamentos que separam os domínios de colisão, a questão não tratou especificamente disso.
-
respondendo o colega acima, o FDDI, além de fazer uso do par trançado (100 mbps) ainda permite o uso de cabo fibra ótica (gbps), tendo assim maior velocidade que o fast ethernet.
-
Ainda respondendo à pergunta do colega:
Segundo[1], "token ring, FDDI e ATM são tecnologias mais complexas e mais caras do que a Ethernet (...) e a razão mais atraente para mudar para elas, ao invés da ethernet, era em geral a velocidade mais alta", sobretudo quando foram lançadas; contudo, a Ethernet sempre se defendeu produzindo versões que funcionavam a velocidades iguais, ou mais altas.
Mas o q pega aí é q ele se refere à FAST Ethernet, esta limitada a 100Mbps; se ele usasse simplesmente o termo ethernet, ai estaria errada pois a ethernet hj em dia chega a alcançar 10Gbps com fibra.
Fonte:
[1] Redes, Kurose, pg 348.
[2] Redes, Tanenbaum, 4ed