SóProvas


ID
1557958
Banca
FGV
Órgão
DPE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Um especialista com grande experiência e conhecimento técnico acaba de ser promovido a gerente da área de TI. Embora sua expertise técnica seja reconhecida por todos os funcionários da área, e mesmo em outras áreas da empresa, o especialista tem fama de ser uma pessoa “de trato difícil” e por “só conhecer a sua área, e não a empresa como um todo”. Ciente desses fatos, o diretor da área de TI gostaria de superar essas limitações através do treinamento e desenvolvimento do especialista para as novas atribuições. Seriam métodos de desenvolvimento de pessoas adequados para isso:

Alternativas
Comentários
  • o treinamento e o desenvolvimento são coisas diferentes. 

    Desenvolvimento das pessoas na organização está mais ligado à orientação para o futuro e à educação como um todo, que representa as mudanças mais profundas de formação da personalidade e a melhoria das capacidades mais amplas que um indivíduo possui.

    Entre os métodos mais comuns de desenvolvimento, cito a resposta da questão:

    Participação em comissões: o funcionário pode ser designado para participar de comissões na organização, como forma de ampliar sua bagagem;

    Treinamento fora da empresa: utilização de treinamento externo para o desenvolvimento individual.

  • Por não conhecer outras áreas da empresa eu descartei o treinamento fora da empresa. Entendo que ele deveria se mobilizar em ações internas para desenvolver esta limitação. Mas estava errada. Obrigada pela explicação, Alexandre C.

  • A resposta mais correta seria a alternativa A. Rotação de cargos e Mentoria são métodos de desenvolvimento. A rotação de cargo permitiria ao funcionário conhecer mais a empresa

  • Subjetividade permeia essa questão.

  • Métodos de desenvolvimento de pessoas

    Há muitos métodos para o desenvolvimento de pessoas. Existem técnicas de desenvolvimento de habilidades pessoais no cargo (como rotação de cargos, posições de assessoria e atribuições de comissões) e fora do cargo (como cursos e seminários, exercícios de simulação e treinamento fora da empresa).

    Treinamento (outdoor) fora da empresauma recente tendência é a utilização de treinamento externo, muitas vezes relacionado com a busca de novos conhecimentos, atitudes e comportamentos que não existem dentro da organização e que precisam ser obtidos fora dela. O treinamento fora da empresa é geralmente oferecido por organizações especializadas em T&D e que oferecem esquemas integrados, cujo foco primário é ensinar aos treinandos a importância de se trabalhar em conjunto, como uma equipe.

    Atribuição de comissõessignifica uma oportunidade para a pessoa participar de comissões de trabalho, compartilhando da tomada de decisões, aprender pela observação dos outros e pesquisar problemas específicos da organização. Geralmente, essas comissões são de natureza temporária e efêmera, atuando como forças-tarefas desenhadas para resolver um problema específico, propor soluções alternativas e recomendações sobre sua implementação. Atribuições temporárias são interessantes e desafiadoras, pois aumentam a exposição da pessoa aos outros membros da organização, ampliam sua compreensão e proporcionam oportunidades de crescimento.

    Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABdS4AD/desenvolvimento-organizacional-ii?part=2

  • Por ser uma pessoa "de trato difícil", o sujeito precisaria de um tratamento de sensibilidade, análise transacional ou qualquer técnica que o
    permitisse aprender a se relacionar melhor com as pessoas. Já por precisar conhecer a empresa como um todo, o sujeito precisaria de técnicas que permitam conhecer outras áreas da organização, como a rotação de cargos, atribuição de comissões ou assessorias.
    O problema é que a questão não combinou as referidas técnicas em nenhuma das alternativas. Por isso, na minha opinião, deveria ter sido anulada.

    GABARITO considerado: B.

     

    Prof. Carlos Xavier

  • Alternativa B.

    Isso se relaciona com os métodos que Chiavenato (1999) aponta  de desenvolvimento pessoal/habilidades no cargo, como rotação de cargos, posições de assessoria, aprendizagem prática, atribuição em comissões, e participação em cursos e seminários externos (Ribas, p. 254).

    Nesse caso, ainda cabe posição de assessoria (staff) para esse funciionário expandir suas habilidades.

  • Aí a pessoa está na dúvida entre o item A ou E e a resposta correta é o item B! :(

    Socorro!

    #DiasDeLuta