-
A) Para o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, a gestão por resultados em toda a Administração Pública passa pela estruturação dos processos do ciclo de gestão das políticas públicas (formulação, implementação e avaliação), com foco no alcance de resultados.
Se oficialmente a gestão por resultados surgiu e foi implantada com esse PPA, e resultados significativos foram obtidos, na prática, ainda há muito o que se fazer.
Esse modelo de gestão baseada em resultados, ainda em construção,53 sob a ótica da democracia e do princípio constitucional da eficiência, resulta numa visão mais ampla, onde a participação do cidadão é necessária – indicando suas necessidades e controlando a prestação dos serviços públicos: a administração deve criar novos canais que permitam essa participação, incentivar essa participação e fornecer informações transparentes que possibilitem esse controle.
Seja qual for o caminho escolhido para perseguir melhores resultados na gestão pública, dois temas são cruciais: o fortalecimento do planejamento orientando a atuação administrativa e a sua maior integração com o orçamento; e a motivação do servidor público: é necessário que se estabeleça algum tipo de incentivo, alguma motivação vinculada à remuneração do servidor (ou se implante um sistema de remuneração variável)
PALUDO (2013)
-
Letra A.
Comentário:
A orientação para resultados é decorrente do modelo gerencial da administração pública, buscando-se a realização de objetivos que possuam
relevância para o cidadão e a sociedade. Assim, os objetivos institucionais devem ser claros e articulados entre as instituições.
As demais alternativas não trazem nenhuma característica própria da orientação para resultados na gestão.
GABARITO: A.
Prof. Carlos Xavier
-
O objetivo primordial da nova administração pública é buscar maior eficiência na utilização dos recursos, satisfazendo melhor a população e obtendo resultados mais satisfatórios. Para isso, houve uma flexibilização da burocratização excessiva (orientada na gestão por processos) e a implementação da gestão por resultados, com foco em melhorar o desempenho geral da organização.
Nessa nova administração, antes de traçar os objetivos, faz-se uma avaliação do ambiente atual e uma projeção do ambiente desejado para o futuro (planejamento estratégico). Para chegar ao desejado, elaboram-se indicadores de desempenho que conduzirão gestores e funcionários da organização à concretização dos objetivos planejados. O resultado a posteriori será avaliado através desses indicadores, que mostrarão o desempenho de cada um. Através dessa avaliação, descobrir-se-á em que pontos precisa haver melhoras.
Para que tudo ocorra bem, os objetivos devem ser claros e elaborados com linguagem simples (o balanced scorecard ajuda a simplificar os objetivos). A nova gestão da administração pública busca o envolvimento de todos: uma gestão participativa.
-----
Thiago
-
Alternativa A. Certo. A clareza na definição dos objetivos é um dos princípios da gestão por resultados.
Alternativa B. Errado. Deve-se garantir um amplo debate político (e não incipiente) sobre os resultados a serem buscados, afinal, a finalidade da GPR é criar valor público, ou seja, atender as necessidades e demandas sociais.
Alternativa C. Errado. O conjunto de informações que fundamenta a tomada de decisão está voltado aos resultados e objetivos da entidade.
Alternativa D. Errado. O foco são os resultados e não a forma (meio).
Alternativa E. Errado. É preciso possui uma clareza da missão e visão da organização. Uma sobreposição de finalidades retira essa clareza de objetivos organizacionais.
Gabarito: A