-
VÍRUS DE MACRO
É um vírus informática que altera ou substitui uma macro, ou seja um conjunto de comandos utilizado por programas para executar ações comuns. O vírus de macro altera este conjunto de comando permitindo que estes sejam executados, sempre que a macro é ativada.
Eles infectam e espelham-se por meio das linguagens de macro existente nos documentos compatíveis com MS office. Além disso são armazenados como parte de qualquer documento desse tipo, podendo, portanto, espalhar-se rapidamente, devido à sua enorme quantidade (todo mundo troca documentos) e à possibilidade de serem anexados em e-mails.
-
Há diferentes tipos de vírus. Alguns procuram permanecer ocultos, infectando arquivos do disco e executando uma série de atividades sem o conhecimento do usuário. Há outros que permanecem inativos durante certos períodos, entrando em atividade apenas em datas específicas. Alguns dos tipos de vírus mais comuns são:
Vírus propagado por e-mail: recebido como um arquivo anexo a um e-mail cujo conteúdo tenta induzir o usuário a clicar sobre este arquivo, fazendo com que seja executado. Quando entra em ação, infecta arquivos e programas e envia cópias de si mesmo para os e-mails encontrados nas listas de contatos gravadas no computador.
Vírus de script: escrito em linguagem de script, como VBScript e JavaScript, e recebido ao acessar uma página Web ou por e-mail, como um arquivo anexo ou como parte do próprio e-mail escrito em formato HTML. Pode ser automaticamente executado, dependendo da configuração do navegador Web e do programa leitor de e-mails do usuário.
Vírus de macro: tipo específico de vírus de script, escrito em linguagem de macro, que tenta infectar arquivos manipulados por aplicativos que utilizam esta linguagem como, por exemplo, os que compõe o Microsoft Office (Excel, Word e PowerPoint, entre outros).
Vírus de telefone celular: vírus que se propaga de celular para celular por meio da tecnologia bluetooth ou de mensagens MMS (Multimedia Message Service). A infecção ocorre quando um usuário permite o recebimento de um arquivo infectado e o executa. Após infectar o celular, o vírus pode destruir ou sobrescrever arquivos, remover ou transmitir contatos da agenda, efetuar ligações telefônicas e drenar a carga da bateria, além de tentar se propagar para outros celulares.
https://cartilha.cert.br/malware/
-
Resumidamente
a) Bot - comunicação com o invasor por um CONTROLE REMOTO
b) Rootkit - conjunto de programas que PERMITE E MANTÉM A PRESENÇA DO INVASOR
c) Trojan - executa funções indesejadas SEM O CONHECIMENTO DO USUÁRIO
d) Vírus de macro - vírus de scrip, atua,basicamente, na LINGUAGEM DE MACRO (programs do Microsoft Office)
e) Worm - propaga-se automaticamente pelas REDES inserindo CÓPIAS DE SI MESMO, não precisa de execução
-
GABARITO D
Falou em vírus do pacote office, lembrem-se de MACRO. Cobram muito em prova !!
O que são vírus de macro? (MACROSOFT)
Vírus de macro: tipo específico de vírus de script, escrito em linguagem de macro, que tenta infectar arquivos manipulados por aplicativos que utilizam esta linguagem como, por exemplo, os que compõe o Microsoft Office (Excel, Word e PowerPoint, entre outros ).
bons estudos
-
Vírus de macro: tipo específico de vírus de script, escrito em linguagem de macro, que tenta infectar arquivos manipulados por aplicativos que utilizam esta linguagem como, por exemplo, os que compõe o Microsoft Office (Excel, Word e PowerPoint, entre outros).
-
item D.
MACRO - infectam documentos -
Word,
Excel,
Power Point.