SóProvas


ID
1560004
Banca
FUNDATEC
Órgão
BRDE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

O SSL (Secure Sockets Layer) é comumente utilizado por navegadores. Qual é o método de segurança utilizado por ele?

Alternativas
Comentários
  • SSL/TLS

    São protocolos da camada de transporte padrão do TCP criptográficos que provê comunicação segura na internet para serviços da camada de aplicação. TLS está na versão 1 e o SSL na versão 3. O protocolo SSL provê privacidade e a integridade de dados entre duas aplicações.

    O SSL/TLS oferece confidencialidade usando criptografia simétrica e integridade de mensagens usando um código de autenticação de mensagens.

    O SSL/TLS inclui mecanismos de protocolo para permitir que dois usuários TCP determinem os mecanismos e os serviços de segurança que eles usarão. A autenticação no SSL normalmente é UNILATERAL (apenas o servidor seja autenticado – Segundo Tanenbaum), mas é OPCIONALEntretanto, o protocolo permite a autenticação bilateral entre os hosts.

    A comunicação entre os hosts no SSL são FIM-a-FIM, e cada conexão está relacionado ao estabelecimento de uma segurança que envolve três fases:

    1.  Negociação pelos algoritmos a serem usados.

    2.  Troca de chaves de comunicação e autenticação dos pares.

    3.  Criptografia e autenticação das mensagens.

    Utiliza protocolo HANDSHAK

    1.  O cliente se conecta com servidor SSL solicitando uma conexão segura, apresenta a lista de algoritmos de cifração e HASH suportado.

    2.  O servidor verifica os algoritmos que ele suporta da lista, escolhe os algoritmos mais fortes, e notifica o cliente.

    3.  O servidor se identifica para o cliente, enviando seu certificado digital.

    4.  Troca de chaves 

    O SSL para troca de chaves e autenticação durante o estabelecimento da sessão utiliza chave assimétrica, depois de estabelecido usa chave simétrica para troca de mensagens.

    SSL (TLS) pode usar os seguintes algoritmos:

    Para troca de chaves: RSA, DIFFIE-HELLMAN, curvas elípticas.

     Autenticação do usuário: RSA, DSA.

    Criptografia simétrica da mensagem: RC4, 3-DES, AES, IDEA, DES.

    Como HASH: MD5 ou SHA.


  • 9.1. Criptografia de chave simétrica e de chaves assimétricas

    Para aproveitar as vantagens de cada um destes métodos, o ideal é o uso combinado de ambos, onde a criptografia de chave simétrica é usada para a codificação da informação e a criptografia de chaves assimétricas é utilizada para o compartilhamento da chave secreta (neste caso, também chamada de chave de sessão). Este uso combinado é o que é utilizado pelos navegadores Web e programas leitores de e-mailsExemplos de uso deste método combinado são: SSL, PGP e S/MIME.

    Fonte: http://cartilha.cert.br/criptografia/

  • Complementando o comentário dos colegas: Letra A, aos não assinantes.

  • Gabarito: letra A

    SSL (Secure Socket Layer). Ele permite que aplicativos cliente/servidor possam trocar informações em total segurança, protegendo a integridade e a veracidade do conteúdo que trafega na Internet. Tal segurança só é possível através da autenticação das partes envolvidas na troca de informações.

    Uma vez que as informações acima tenham sido confirmadas, a chave pública é enviada e as mensagens podem ser trocadas. Uma mensagem que tenha sido criptografada com uma chave pública somente poderá ser decifrada com a sua chave privada (simétrica) correspondente.

  • Criptografias assimétrica (chave pública) pra fazer o handshake e garantir a autenticidade.

    Criptografia simétrica ( chave privada ) pra criptografar os dados.