SóProvas


ID
1560010
Banca
FUNDATEC
Órgão
BRDE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Que tipo de software seria o mais adequado para bloquear o envio de dados coletados por invasores e/ou malwares a terceiros?

Alternativas
Comentários
  • firewall não bloqueia...filtra...


    para bloqueio utiliza-se um IPS
  • Luciano Fracasso, "filtrar" pode ser definido como bloquear seletivamente.

  • Gostaria de saber da qual literatura foi tirada essa questão!!!

  • Luciano, firewall filtra e bloqueia. IPS bloqueia com base nos dados coletados por outras tecnologias(IDS, HoneyPot, Proxies Reversos, ou quaisquer tecnologias que consigam estar no intermédio da conexão entre o atacante e o atacado).

    Rinaldo, terias que buscar a bibliografia do Edital da prova:

    Ano: 2015

    Banca: FUNDATEC

    Órgão: BRDE

    Prova: Analista de Sistemas-Suporte

  • Pessoal, a questão requer apenas um pouquinho de atenção.

    Vamos analisá-la.

    Palavra-chave: bloquear o envio

    Que tipo de software seria o mais adequado para bloquear o envio de dados coletados por invasores e/ou malwares a terceiros?

    a) Antimalware: ele nada tem a ver com bloqueio de envio de dados, mas a sua intenção é remover o malware.

    b) Honeypot: é uma ferramenta que tem a função de propositalmente simular falhas de segurança de um sistema e colher informações sobre o invasor.

    c) Firewall pessoal: com certeza é o único que pode atuar no bloqueio, afinal o bloqueio é uma de suas funções precípuas, além da filtragem! CERTO!

    d) Honeynet: nada mais é do que um tipo de honeypot. Especificamente, é um honeypot de alta interatividade, projetado para pesquisa e obtenção de informações dos invasores. É conhecido também como "honeypot de pesquisa"

    e) Sniffer: capturador de pacotes.

  • Gabarito: letra C

    complementando o que os colegas disseram

    Firewall é uma solução de segurança baseada em hardware ou software (mais comum) que, a partir de um conjunto de regras ou instruções, analisa o tráfego de rede para determinar quais operações de transmissão ou recepção de dados podem ser executadas. “Parede de fogo”, a tradução literal do nome, já deixa claro que o firewall se enquadra em uma espécie de barreira de defesa. A sua missão, por assim dizer, consiste basicamente em bloquear tráfego de dados indesejado e liberar acessos bem-vindos.