SóProvas


ID
1560373
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Pinhais - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na campanha de vacinação para Influenza em 2014, o Ministério da Saúde definiu alguns grupos prioritários para receber a vacina, sendo os citados abaixo, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • E chamada no latim Exceptio veritatis, Exceção da verdade (EXV) Ação que permite ao acusado por crime de calúnia ou injúria provar o fato atribuído por ele à... e a ofensa é relativa ao exercício das suas funções. Fundamentos legais Art. 139, parágrafo único do Código Penal. Faculdade jurídica reconhecida a uma pessoa para demonstrar que o fato imputado a outrem é verídico. É admitida, como regra, na hipótese de calúnia e, como exceção, no caso da difamação. No primeiro caso não é admissível em algumas hipóteses. Na hipótese de difamação somente é autorizada se o ofendido é funcionário público e a ofensa é relativa ao exercício de suas funções.
  • Vacinação contra influenza é a intervenção mais importante na redução do impacto da influenza e é uma componente chave da preparação e resposta da OMS para controlar a circulação de amostras de vírus influenza sazonal.

    A constante mudança dos vírus influenza requer um monitoramento global e frequente reformulação da vacina contra influenza.

    Anualmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) convoca duas consultas técnicas, em fevereiro e setembro, para recomendação das amostras vacinais candidatas que irão compor as vacinas contra influenza sazonal dos hemisférios norte e sul. Uma amostra vacinal candidata é um vírus influenza que o CDC (ou um dos Centros Colaboradores da OMS) seleciona e prepara para uso na produção de vacinas. Amostras vacinais candidatas são tipicamente escolhidas com base na similaridade com os vírus influenza que estão se disseminando e causando infecções em humanos, assim como na sua habilidade de multiplicação em ovos de galinha, onde os vírus vacinais são cultivados.

    Devido a essa mudança dos vírus influenza, é necessário se vacinar anualmente contra influenza. Todo ano, o Ministério da Saúde realiza a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, onde grupos prioritários podem receber gratuitamente a vacinação nos postos de saúde.

    Os grupos prioritários a serem vacinados de acordo com recomendações do Ministério da Saúde são:

    Crianças de 6 meses a menores de 5 anos;

    Gestantes;

    Puérperas;

    Trabalhador de saúde;

    Povos indígenas;

    Indivíduos com 60 anos ou mais de idade;

    População privada de liberdade;

    Funcionários do sistema prisional;

    Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis;

    Pessoas portadoras de outras condições clínicas especiais (doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias).