MBR – Master Boot Record é um tipo especial de setor de inicialização no início de dispositivos de armazenamento em massa particionados, como discos fixos ou unidades removíveis.
APT – Advanced Packaging Tool, em português Ferramenta de Empacotamento Avançada) é um conjunto de ferramentas usadas pelo GNU/Linux Debian e suas respectivas derivações, entre eles o Ubuntu, para administrar os pacotes .deb de uma forma automática.
YUM – Yellowdog Updater, Modified, parecido com o APT, só que este é para administrar pacotes .rpm, distribuições Red Hat Linux.
LILO – é um acrónimo para a expressão inglesa LInux LOader que, em português significa carregador de linux. É um boot manager, gestor de arranque ou gerenciador de Sistemas Operacionais.
GRUB – é um multi-carregador de um sistema operacional (multi boot ou boot-loader) criado pelo projeto GNU. É utilizado, normalmente, quando se deseja que um computador tenha dual booting, ou seja, que o usuário possa escolher ao iniciar a máquina, um sistema operacional (SO) dentre dois ou mais sistemas instalados. Em termos técnicos ele é um programa do tipo boot manager.
FSCHK – É um utilitário de sistema ( "file system check" ou "file system consistency check") é uma ferramenta usada para verificar a consistência de um sistema de arquivos no Unix e clones. Há programas equivalentes da Microsoft. Estes são scandisk e chkdsk.
EXT2 – (Second Extended file system) é um sistema de arquivos para dispositivos de blocos (disco rígido, disquete, pen drive). Foi desenvolvido para o Linux por Rémy Card para substituir o Ext (Extended file system), que também havia sido criado por Rémy Card.