Gabarito Letra D
• Arquivo lógico interno (ALI) – “grupo de dados ou informação de controle logicamente relacionados, reconhecido pelo usuário, mantido dentro da fronteira de aplicação.”. É um grupo de dados lógico, podendo ser tanto um arquivo como uma parte de um banco de dados maior. Exemplos: cadastros, dados de segurança, dados de auditoria e dados que sofrem manutenção da aplicação, mesmo que sejam acessados por outra. Também são ALIs os dados de mensagens de auxílio e mensagens de erros. Atenção: índices alternativos para recuperação de informação e dados temporários não são ALI!
• Arquivo de interface externa (AIE) – também é um arquivo lógico, só que está fora da fronteira da aplicação, sendo portanto um ALI de um outro aplicativo. Não sofrem manutenção pela aplicação. Exemplos: dados de referência, mensagens de auxílio, mensagens de erro.
• Saída externa (SE) – processo lógico do negócio que gera dados para um usuário ou para outro aplicativo externo ao software. Às vezes é fácil confundir com as consultas externas, então é importante ressaltar que para ser considerado SE, deve haver cálculo. Exemplos: telas e relatórios, como os que mostram uma nota fiscal, calculando o subtotal por item e o total geral da compra. Repare também que os dados que são formatados e processados para uso por outra aplicação também são saídas externas.
• Entrada externa (EE) – são os dados que entram no sistema e são usados para incluir, alterar ou excluir dados nos arquivos lógicos internos (ALI). Cada adição, alteração ou remoção é contada como uma entrada externa. Também o é cada formato de tela de entrada de dados. Importante: dados utilizados pela aplicação, mas que não atualizam dados nos ALIs não são entradas externas. Isto parece simples, mas às vezes confunde – telas de logon e de menu, por exemplo, não são EE, a não ser que alimentem logs de segurança.
• Consulta externa (CE) – é um par pergunta-resposta, cuja pergunta vem de um usuário ou de outro aplicativo. Os dados são recuperados para atender à solicitação e então são enviados para fora. Uma consulta é definida como uma entrada que resulta na geração de alguma resposta imediata. São consultas externas as consultas simples, realizadas no banco de dados, sem modificá-lo, e mostradas na tela. As telas de ajuda são exemplos.
ALI e AIE são agrupados como sendo funções de dados, enquanto EE, SE e CE são funções do tipo transações.
ARQUIVO LÓGICO INTERNO: Representam os requerimentos de armazenamento de grupos de dados logicamente relacionados, cuja manutenção é efetuada pela própria aplicação;
ARQUIVO DE INTERFACE EXTERNA: Representam as necessidades de grupos de dados logicamente relacionadas, utilizados pela aplicação, mas que sofrem manutenção a partir de outra aplicação;
ENTRADAS EXTERNAS: Representam as atividades vindas diretamente do usuário, através de um processo lógico único, com o objetivo de inserir, modificar ou remover dados dos arquivos lógicos internos;
SAÍDAS EXTERNAS: Representam as atividades da aplicação (processos) que têm como resultado a extração de dados da aplicação;
CONSULTAS EXTERNAS: Representam as atividades que, através de uma requisição de dados (entrada), gera uma aquisição e exibição imediata da dados (saída).