SóProvas


ID
1561243
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A abordagem da questão social ganha cada vez mais centralidade para o serviço social. Yazbek (2012), ao tratar da pobreza como expressão da questão social, a considera como


I. expressão direta do padrão de desenvolvimento capitalista, extremante desigual. Os pobres, produtos dessa relação, produzem e reproduzem a desigualdade no plano social, político, econômico e cultural.

II. categoria multidimensional, e, portanto, não se caracteriza apenas pelo não acesso a bens, mas é categoria política que se traduz pela carência de direitos, de oportunidades, de informações, de possibilidades e de esperanças.

III. o aviltamento do trabalho, o desemprego, os empregados de modo precário e intermitente, os que se tornaram não empregáveis e supérfluos, a debilidade da saúde, o desconforto da moradia precária e insalubre, a alimentação insuficiente, a fome, a fadiga, a ignorância, a resignação, a revolta, a tensão e o medo são sinais que muitas vezes anunciam os limites da condição de vida dos excluídos e subalternizados na sociedade.


Está correto o que se afirma em 


Alternativas
Comentários
  • "Os pobres, produtos dessa relação, produzem e reproduzem " são os pobres quem produzem e reproduzem, ou, é o sistema capitalista que produz e reproduz? 

  • tmbm tive a mesma sensação da suzana :D

  • Su e Natalia, na alternativa A o examinador foi infeliz e distorceu o texto e o pior considerou como correto. No texto da Yazbek rev. nº 110, SSo e sociedade, ela fala "[...] abordo a pobreza como uma das manifestações da questão social, e dessa forma como expressão direta das relações vigentes na sociedade, localizando a questão no âmbito de relações constitutivas de um padrão de desenvolvimento capitalista, extremamente desigual, em que convivem acumulação e miséria. Os “pobres” são produtos dessas relações, que produzem e reproduzem a desigualdade no plano social, político, econômico e cultural, definindo para eles um lugar na sociedade. Um lugar onde são desqualificados por suas crenças,seu modo de se expressar e seu comportamento social, sinais de “qualidades negativas” e indesejáveis que lhes são conferidas por sua procedência de classe, por sua condição social.

  • Lamentável se a banca deu por certo esse gabarito!!! A CONSULPLAN tem dessas coisas, de inverter o texto, converter voz ativa em voz passiva,entre outras mudanças, inventa sinônimos e com isso acaba mudando sujeito da oração e também o sentido! Isso é muito complicado!!

     

  • QUESTÃO DEVE SER ANULADA. 

  • ESTA QUESTÃO DEVE SER ANULADA

  • um "que'' faz toda a diferença!

  • nao entendi porque essa questão teve tanto questionamento, visto que as 3 opções afirmam de forma efetiva que as expressões sociais são frutos da desigualdade existente na sociedade capitalista. Ainda mais em duas opções a banca ainda complementa com a condição mental objetiva e subjetiva de quem vive na condição de vulnerabilidade social. Somente poderia ser I II e III corretas....  

  • Conforme a citação de Yazbek que a colega Genocélia utilizou "[...] Os “pobres” são produtos dessas relações, que produzem e reproduzem a desigualdade no plano social, político, econômico e cultural, definindo para eles um lugar na sociedade [...]" entende-se que os pobres são frutos de relações que culminam em uma desigualdade a qual  produzem e reroduzem, mas o texto da forma como está citado na questão diz que os pobres que produzem essas relações, o que soa como algo positivista! No meu entender os itens corretos seriam II e III.

  • No artigo de Yasbek, a afirmativa é de que “ os pobres são produtos destas relações, que (as quais) produzem e reproduzem a desigualdade...

    Ou seja, as relações constitutivas de um padrão de desenvolvimento capitalista é que produzem a desigualdade, e não os pobres, como afirma a questao

    A questão afirma que “os pobres, produtos desta relação, produzem e reproduzem(verbos concordando com o sujeito:os pobres) a desigualdade”.Esta concordância deixa o item I errado, embora a banca o considere correto.

    Indiquei esta questao para comentario, vamos ver se o Qc responde.

    Resposta do Prof. Welber a meu comentario:

    Bom dia!

    Gramaticalmente de fato está errado e isso muda o sentido da questão, entendo que para esse caso caberia sim pedido de anulação da questão com a devida fundamentação gramatical.

    Sucesso e forte abraço!

     

  • Gabarito e

    II e III apenas.

  • Tambem observei o erro de concordancia... que no caso, estaria culpabilizando os sujeitos...por isso considerei com errada...

  • Artigo: Pobreza no Brasil contemporâneo e formas de seu enfrentamento