SóProvas


ID
1561291
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Serviço Social deve ser pensado na contradição capital/trabalho e o ponto de partida da análise é que o significado social dessa prática profissional

Alternativas
Comentários
  • Esta perspectiva supõe um profissional capaz de fazer uma leitura da sociedade e da realidade social indo para além de sua aparência, da prática imediata tendo como orientação uma diretriz analítica de que a compreensão da prática profissional “supõe inseri-la no jogo das relações das classes sociais e de seus mecanismos de poder econômico, político e cultural, preservando, no entanto, as particularidades da profissão enquanto atividade inscrita na divisão social e técnica do trabalho". Iamamoto. Renovação e Conservadorismo no Serviço Social: ensaios críticos. São Paulo: Cortez, 1992. 

  • Genodécia mafra, vc tem material que fale deste assunto?, se tiver vc pode mim ceder?, muito grata.

  • Gabarito 

    c

     supõe inserí-la no jogo das relações das classes sociais e de seus mecanismos de poder econômico, político e cultural, preservando, no entanto, as particularidades da profissão. 

  •  inse-la NÃO possui acento!

  • é válido um breve comentário sobre a alternativa E, observem que o serviço social não possue uma teoria própria e por isso ele não se esgota em si mesmo. 

  • A

    revela-se de imediato e no próprio relato do fazer profissional e das dificuldades que vivencia cotidianamente.

    B

    supõe ater-se na superfície da vida social, desencadeando um conjunto de ações intermitentes, burocratizadas, dispersas, dotando-a de um pseudocaráter filantrópico.

    C

    supõe inserí-la no jogo das relações das classes sociais e de seus mecanismos de poder econômico, político e cultural, preservando, no entanto, as particularidades da profissão.

    D

    parte da compreensão de seu caráter essencialmente técnico, enquanto uma atividade inscrita na divisão social e técnica do trabalho, não tendo conexão com relações de poder presentes na sociedade.

    E

    parte da concepção basista da condução do exercício profissional, derivando exclusivamente da intencionalidade do assistente social, isto é, de sua atuação individual e de seu compromisso profissional, que são suficientes para alterar a dinâmica da vida social.