SóProvas


ID
1561624
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Para estabelecer os limites de utilização do sistema de cotas de disco, o sistema Linux se baseia em três parâmetros, sendo um deles o SOFT LIMITS cuja descrição é:

Alternativas
Comentários
  • inodes - Um inode é uma identificação única que cada arquivo recebe dentro da partição. Um inode fica alocado numa tabela que é criada na formatação da partição. Nesta formatação você define o tamanho lógico que cada inode vai suportar. Um inode contém toda informação de um arquivo. 


    blocks - Um block é a unidade que especifica espaço em disco, no nosso caso expresso em kilobytes. O que seria um 1024-block.


    Soft limit - é muito usado para contas shell. É o limite do usuário. Se essa opção for usada junto com 'Grace period', o usuário que ultrapassar esse limite vai receber notificações que está acima do permitido, durante um período estabelecido de tempo. Se não estiver junto com 'Grace period' esse valor é o limite do usuário.


    Hard Limit - funciona apenas com 'Grace period', especifica o limite absoluto. O usuário não pode passar desse limite de forma alguma.


    Grace Period - É o tempo limite antes que as condições de limite do 'soft limit' sejam impostas sobre o filesystem.


    fonte: http://olinux.uol.com.br/artigos/267/3.html

  • O gabarito é a letra E. 

     

    Não conheço esse parâmetro e também não encontrei informações sobre ele na literatura. 

  • Vamos aos comentários.

    O sistema de cotas de disco estabelece os limites de utilização com base nos três parâmetros a seguir:

    Soft Limits: É o número máximo de blocos de 1k byte que um usuário ou grupo pode alocar e, também, o número máximo de arquivos (inodes) que pode criar. Um usuário ou grupo pode ultrapassar esse limite por um período de limitado de tempo.

    Hard Limits: É o número máximo de blocos de 1k byte que um usuário ou grupo pode alocar e, também, o número máximo de arquivos (inodes) que pode criar. Ao contrário do soft limits, um usuário ou grupo não pode ultrapassar esse limite.

    Grace Period (Período de Tolerância): É o período de tempo em que um usuário ou grupo pode ultrapassar o seu soft limit. Caso o usuário ou grupo não reverta essa situação até o final do período de tolerância, o sistema de cotas de disco não alocará mais espaço para este usuário ou grupo.

    Obs.: No Linux, o sistema de cotas só funciona com sistemas de arquivos ext2 e ext3

    Fonte: Rubem E. Ferreira - Guia do Administrador do Sistema (2008) pg. 251

    #SóNinja

    #CursoAdonai

  • ===Letra A===

    número máximo de blocos de 1K bytes que usuário ou grupo pode alocar e, também, o número máximo de arquivos (inodes) que podem criar. Um usuário ou grupo não pode ultrapassar esse limite.(Errado)

    ===Letra B===

    período de tempo em que um usuário ou grupo pode ultrapassar o seu limite máximo de alocação de blocos de 1K bytes. Caso o usuário ou grupo não reverta essa situação até o final do período de tolerância, o sistema de cotas de disco não alocará mais espaço para este usuário ou grupo. (Errado)

    Corresponde ao Grace period 

    ===Letra C===

    número mínimo de blocos de 1K bytes que usuário ou grupo pode alocar e, também, o número mínimo de arquivos (inodes) que podem criar. Um usuário ou grupo não pode alocar blocos ou criar arquivos com valores inferiores ao limite mínimo. (Errado)

    ===Letra D===

    número mínimo de blocos de 1K bytes que um usuário ou grupo pode alocar e, também, o número mínimo de arquivos (inodes) que pode criar, Um usuário ou grupo pode alocar blocos ou criar arquivos com valores inferiores ao limite mínimo por um período limitado de tempo. (Errado)

    ===Letra E===

    número máximo de blocos de 1K bytes que um usuário ou grupo pode alocar e, também, o número máximo de arquivos (inodes) que pode criar. Um usuário ou grupo pode ultrapassar esse limite por um período limitado de tempo. (Certo)