A Questão trata sobre comunicação interprocessos. Em alguns sistemas operacionais alguns processos que estão trabalhando juntos podem compartilhar recursos do sistema operacional. para que os processos trabalhem em harmonia, sem um interferir na seção crítica de outro é necessário que o sistema operacional implemente a chamada exclusão mútua (é quando um processo está se utilizando de um recurso, os outros são impedidos de utiliza-lo). Assim existem várias propostas para a implementação da exclusão mútua.
Sistemas Operacionais - Tanenbaum - 2Edição pagina 60
Um monitor é uma coleção de variáveis, de procedimentos e de estruturas de dados que são agrupados em um tipo especial de módulo ou de pacote. Os monitores têm uma propriedade importante que os torna úteis para obter a exclusão mútua: só um processo pode estar ativo em um monitor em qualquer instante.
letra D
Locks mutex
- São considerados ferramentas de sincronização.
- É usado para proteger regiões críticas e, assim, evitar condições de corrida.
- Libera o lock quando sai da seção crítica.
Monitor: é uma coleção de rotinas, de variáveis e de estruturas de dados, agrupados em um tipo especial de módulo ou pacote que permite que, em um dado momento, somente um processo ativo execute um de seus procedimentos, implementando, dessa forma, a exclusão mútua.
Semáforos:
- Forneçam um mecanismo eficaz para a sincronização de processos,
- Usá-los incorretamente pode resultar em erros de timing difíceis de detectar.
- Pode se comportar de modo semelhante a um lock mutex,
- Um semáforo é uma variável inteira que, exceto na inicialização, é acessada apenas por meio de duas operações atômicas padrão: wait e signal
Alternativa: D