-
-
Não possui gabarito, pois segundo o "Novo Manual da Secretaria de Saúde" de 2014, diz:
I - verdadeira
II - falsa. A prova do laço deverá ser realizada OBRIGATORIAMENTE em todos os casos suspeitos de dengue que NÃO TENHA sinais de alarme ou manifestações ou sangramentos ou hemorragias, pois irá aumentar/induzir o sangramento;
III - falsa. O paciente não pode tomar nenhum fármaco à base de ácido salicílico, uma vez que essa substância aumenta o risco de hemorragia;
IV - verdadeira;
V - verdadeira.
Assertivas verdadeiras somente: I, IV e V. Não tendo gabarito correto.
Não sei porque a questão não foi anulada.
-
A prova do laço realmente não pode ser feita em qualquer circunstância. Em casos de sangramentos ou hemorragias é contra-indicado. Por isso o item II esta errado.
-
II esta correto A prova do laço deve ser realizada obrigatoriamente em todos os casos suspeitos de dengue, durante o exame físico.
se o pct tiver sinais de alarme ou manifestações ou sangramentos ou hemorragias, não se fazer pois a prova do laço serve para se deduzir se paciente tem sinais de alarme como hemorragia.
pra que fazer se já tem alarme....
-
De acordo com o caderno Dengue: diagnóstico e manejo clínico – adulto e criança 42 Secretaria de Vigilância em Saúde / MS, 2016. A alternativa II está incorreta.
Quando diz no Anexo C que:
Prova do laço A prova do laço deve ser realizada na triagem, obrigatoriamente, em todo paciente com suspeita de dengue e que não apresente sangramento espontâneo. A prova deverá ser repetida no acompanhamento clínico do paciente apenas se previamente negativa. Verificar a pressão arterial e calcular o valor médio pela fórmula (PAS + PAD)/2; por exemplo, PA de 100 x 60 mmHg, então 100+60=160, 160/2=80; então, a média de pressão arterial é de 80 mmHg. Insuflar o manguito até o valor médio e manter durante cinco minutos nos adultos e três minutos em crianças. Desenhar um quadrado com 2,5 cm de lado no antebraço e contar o número de petéquias formadas dentro dele; a prova será positiva se houver 20 ou mais petéquias em adultos e 10 ou mais em crianças; atenção para o surgimento de possíveis petéquias em todo o antebraço, dorso das mãos e nos dedos. Se a prova do laço apresentar-se positiva antes do tempo preconizado para adultos e crianças, ela pode ser interrompida. A prova do laço frequentemente pode ser negativa em pessoas obesas e durante o choque.
-
GAB.: letra E
Item I – Correto
Item II – Correto
Item III – Incorreto - Pode aumentar o risco de hemorragias.
Item IV – Correto
Item V – Correto
FONTES:
Dengue : diagnóstico e manejo clínico – Adulto e Criança / Ministério da Saúde.
Dengue : diagnóstico e manejo clínico : criança / Ministério da Saúde.