SóProvas


ID
1564384
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Juatuba - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o trecho da declaração de princípios dos líderes da Coluna Prestes.


“Somos contra: os impostos exorbitantes, a incompetência administrativa, a falta de justiça, a mentira do voto, o amordaçamento da imprensa, as perseguições políticas, o desrespeito à autonomia dos estados, a falta da legislação social, o estado de sítio. Somos a favor: do ensino primário gratuito, da instrução profissionalizante e técnica, da liberdade de pensamento, da unificação e autonomia da justiça, da reforma de lei eleitoral e do fisco, do voto secreto obrigatório, da liberdade sindical, do castigo aos defraudadores do patrimônio do povo e aos políticos corruptos, do auxílio estatal às forças econômicas."                                             

                 (In. Darcy Ribeiro. Aos trancos e barrancos. nº 624. Rio de janeiro, Guanabara Dois, 1985.)


Durante mais de dois anos (de 1924 a 1926), a Coluna Prestes percorreu 24 mil quilômetros através de 12 estados brasileiros. Trata‐se de um(a)


Alternativas
Comentários
  • Movimento Tenentista ( 1º/5 de jul_RJ, os 18 do Forte de Copacabana, Eduardo Gomes + 2º / 5 de jul _ SP, Revolução Paulista, Joarez Tavorá ) A Coluna Preste é a junção da Coluna Paulista, Revolução Paulista, com Revolução das Regiões das Missões _RS, com Luiz Carlos Prestes.

  • Por Antonio Gasparetto Junior

    Na década de 1920 surgiu no Brasil um movimento conhecido como Tenentismo, formado em geral por militares de média e baixa patente. Questionavam o sistema vigente no país e, mesmo sem defender uma causa ideológica específica, propunham mudanças no sistema eleitoral e na educação pública da República Velha.

    A evolução do Movimento Tenentista se dá ao longo da década de 1920 por via de suas expressões armadas. A primeira ação deste tipo dos Tenentes aconteceu em 1922 no evento conhecido como Revolta dos 18 do Forte de Copacabana, em 1924 veio a Comuna de Manaus e a Revolução de 1924. Concomitantemente teve início o evento mais duradouro e que percorreu grande território no Brasil, a Coluna Prestes.

    FONTE:http://www.infoescola.com/brasil-republicano/tenentismo/

  • Gabarito: E

    Movimento tenentista político-militar, e a série de rebeliões de jovens oficiais de baixa e média patente do Exército Brasileiro (tenentes) no início da década de 1920 descontentes com a situação política do Brasil.

  • Comentário:

    A Coluna Prestes foi um episódio inserido no contexto do TENENTISMO, um movimento político-militar realizado por jovens oficiais brasileiros, em geral tenentes e capitães (média e baixa patentes), que estavam insatisfeitos com o sistema político do país, especialmente com as práticas impostas pelas oligarquias.

    Como este movimento pretendia conquistar o poder pela luta armada na Primeira República, o tenentismo contribuiu para a desestabilização da ordem política durante este período da nossa história.

                                                                                         Gabarito: D