SóProvas


ID
1564822
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em uma edificação, uma viga isostática, originalmente prevista para ser executada em concreto armado, terá que ser substituída, em função de problemas de prazo de execução da estrutura, por viga metálica. Condições geométricas da obra impõem que a viga metálica seja executada com a mesma altura, geometria e vínculos da viga de concreto prevista. A nova peça terá dilatação térmica e deformação devida ao carregamento

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - D

    Não achei nada especifico, porém a partir do trecho deste artigo podemos tirar o gabarito.

    Conforme CARVALHO, (2005)...

    A combinação aço e concreto só é perfeita pelo fato de os dois possuírem coeficientes de dilatação térmica bem próximos (α conc. = 1,0 x 10 −5 ºC−1 e α aço = 1,2 x 10 −5 ºC−1 ), o que garante também um bom trabalho em conjunto, uma vez que o concreto oferece proteção em condições normais, em casos de oxidação e quando expostos à altas temperaturas. 

    FONTE:

    ARTIGO - SANTOS, Raquel Simone dos. COMPARATIVO ENTRE ESTRUTURAS DE AÇO E CONCRETO ARMADO. 2007. 

  • Segundo Yopanan, o concreto é cerca de 10 vezes mais deformável do que o aço.... por incrível que pareça! Portanto a viga metálica terá uma deformação menor! Página 41

    Indico a leitura do livro A CONCEPÇÃO ESTRUTURAL E A ARQUITETURA, pq assim a gente consegue matar esse tipo de questão!!!

  • pra mim, não tem gabarito, pois aço e concreto tem coeficientes de dilatação térmico quase iguais, como colocou a colega abaixo. E por sua vez o concreto é bem mais deformável que o aço. Ao meu ver, a resposta seria: igual e maior respectivamente.