SóProvas


ID
1564828
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A estrutura de um edifício será formada por uma malha de vigas de concreto armado com vãos de 5 x 7 m, totalizando 21 x 25 m. As cargas previstas são distribuídas, com valores usuais para prédio comercial. Na concepção estrutural inicial desse edifício, considerando-se os aspectos de adequação técnica e econômica, recomenda-se adotar uma solução em vigas

Alternativas
Comentários
  • CLASSIFICAÇÃO DAS ESTRUTURAS QUANTO À ESTATICIDADE


    Esta classificação se dá de acordo com os graus de liberdade existentes, a vinculação e o número de restrições que ela impõe. No caso das vigas (caso de carregamento plano) teremos sempre 3 graus de liberdade (GL - Fx, Fy e M) por barra e portanto para que ela permaneça em equilíbrio temos de ter no mínimo 3 restrições vinculares (R). 

    Assim, as estruturas são classificadas em:

     GL > R  Hipostáticas (instáveis)

    GL = R  Isostáticas 

    GL < R  Hiperestáticas (objetivo)


    A continuidade de uma viga melhora o seu desempenho, isto é, a estrutura apresentará menores deformações e esforços internos, logo podemos projetá-la com seções menores ( mais econômicas) do que seria necessário às vigas isostáticas.




    chrome-extension://oemmndcbldboiebfnladdacbdfmadadm/http://www.politecnica.pucrs.br/professores/soares/Estruturas_I/Capitulo_07_2003-2.pdf

  • LETRA A

    Isoladas, isostáticas, não apresentam economia no dimensionamento, relativamente às contínuas.

    Contínuas, que, por serem hiperestáticas, apresentam economia no dimensionamento, relativamente à uma solução em trechos isolados.