SóProvas


ID
1565206
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O fator de maior efetividade para a conquista e ocupação de áreas sertanejas da América portuguesa no primeiro século da colonização foi:

Alternativas
Comentários
  • Colonização é o ato de colonizar, ou seja, quando pessoas de um determinado país ou região vão para uma outra região (desabitada ou com nativos) para habitar ou explorar. No processo de colonização, ocorre a influência ou transferência cultural dos colonizadores para os colonizados e vice-versa.

     

    Existem dois tipos de colonização: de exploração e de povoamento. No Brasil, por exemplo, a de exploração foi a que predominou, pois os portugueses vieram para o nosso país, a partir de 1500, para retirar recursos naturais e minerais (pau-brasil, ouro, diamantes)  ou para produzir açúcar, levando o lucro para Portugal. Os portugueses não estavam interessados em desenvolver o Brasil. Este mesmo tipo de colonização ocorreu nos países da América que foram colonizados pela Espanha.

     

    Na colonização de povoamento, os colonizadores buscam desenvolver a região colonizada. Criam leis, organizam, investem em infra-estrutura e lutam por melhorias. Como exemplo, podemos citar a colonização inglesa nos Estados Unidos.

  • Permita-me discordar colega Adenilson ASP.

    Na atual conjuntura da historiografia não há mais essa distinção entre "Colônia de Exploração vs. Colônia de Povoamento". O objetivo do colonizador é SEMPRE explorar, retirar recursos minerais. Acontece que a diferença entre os recursos naturais existentes nas regiões colonizadas pelos ibéricos em relação aos territórios colonizados por anglo-saxões (diga-se Centro-Sul Americano e América do Norte), além dos diferentes contextos socio-políticos é que traçaram as peculiaridades de cada colonização.
    (Desculpe pela repetição do termo "colonização/colonizar/colonizado").

  • Gabarito D


    Quanto a efetiva conquista e ocupação do interior do Brasil, citamos Caio Prado Júnior em Formação do Brasil Contemporâneo.


    “Já me referi aos fatores principais que determinaram a penetração do povoamento pelo vasto interior da colônia, e que embora na maior parte a oeste da linha de Tordesilhas e cabendo por isso, de direito, nos domínios castelhanos, passou para os portugueses e seus sucessores brasileiros. Foram tais fatores a mineração e a dispersão das fazendas de gado. No Extremo-Norte, na Amazônia, atuam circunstâncias locais e próprias que analisarei em último lugar. Entre a mineração e o avanço dos rebanhos ocorre, no que diz respeito ao povoamento, uma primeira diferença que devemos logo notar. A primeira impele o Homem num arranco brusco, do litoral para o coração do continente; não há contiguidade na expansão: os núcleos mineradores vão surgir muito longe dos pontos de partida das correntes migratórias, e no espaço intermediário permanecerá o deserto que só raras vias de comunicação atravessam. Estas articulações das minas com o litoral, donde lhes vem a vida e para onde se encaminha sua produção, às vezes nem ao menos respeitam o traçado dos roteiros e primeiras vias utilizadas para alcançá-las”.

     

    Caio Prado Júnior. Formação do Brasil Contemporâneo. (com adaptações).

  • GAB : C

    RESUMINDO AQUI : OS GADOS NÃO DAVAM CERTO NO LITORAL POR CAUSA DA PLANTAÇÃO DA CANA DE AÇUCAR. ENTÃO O REI DECIDIU QUE SÓ PODIAM CRIAR GADOS NO AGRESTE E SERTÃO.