SóProvas


ID
1565359
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O SISHOP – Sistema de Gestão Hospitalar – possui uma consulta que exibe a relação de todos os pacientes internados, o horário de alimentação e a dosagem de medicamentos de cada um deles. Por fim, exibe o total de pacientes e a quantidade de leitos ocupados.


Pela técnica de Análise de Pontos de Função, como função de Transação, a rotina acima descrita deve ser pontuada como: 

Alternativas
Comentários
  • Entradas Externas

    Uma entrada externa é um processo elementar que processa dados ou informações de controle recebidos de fora da fronteira da aplicação e cujo objetivo principal é manter um ou mais Arquivos Lógicos Internos (ALI) e/ou alterar o comportamento do sistema. Desta forma uma EE provoca uma inclusão , exclusão e/ou alteração nos dados dos ALI. (VAZQUEZ, 2005)

    As EE representam o fluxo de informação de fora para dentro da fronteira da aplicação , ou seja, transações originadas do usuário ou de outros sistemas e que representam alguma forma de entrada de dados no sistema.

    Saídas Externas

    Uma saída externa(SE) é um processo elementar que envia dados ou informações de controle para fora da fronteira da aplicação. Seu objetivo é exibir informações recuperadas através de processamento lógico , isto é , processamento que envolva cálculos ou criação de dados derivados e não apenas uma simples recuperação de dados. Uma Saída Externa pode manter um ALI ou alterar o comportamento do sistema. Representam assim atividades do sistema que transformam dados dos ALI e geram resultados que são exibidos ao usuário.(VAZQUEZ,2005)

    O processamento lógico é definido como o conjunto de críticas, cálculos, algoritmos e referência/acesso a arquivos requisitados pelo usuário que visa completar um processo elementar. (IFPUG,1999)

    Consultas Externas

    Uma consulta Externa representa a necessidade de processamento de consultas da aplicação sendo uma combinação de entrada/saída de dados onde uma entrada de dados causa uma recuperação e saída de dados correspondente. A lógica de processamento não deve conter fórmula matemática ou cálculo nem criar dados derivados ou atualizar nenhum ALI.

    As consultas Externas são requisições de informações que para serem satisfeitas precisam que sejam combinados parâmetros de entradas e saídas permitindo a recuperação da informação solicitada pelo usuário. (Raquel , 2005)

    Arquivo Lógico Interno (ALI)

    É um grupo logicamente relacionado de dados ou informação de controle cuja manutenção é feita pela própria aplicação. Sua função principal é armazenar dados mantidos dentro da fronteira da aplicação através dos processos da aplicação. Os ALI contribuem para o cálculo de pontos de função com base na sua quantidade e complexidade funcional relativa.

    Um grupo logicamente relacionado de dados refere-se a dados relacionados em um nível que o usuário consegue perceber como sendo importante para permitir que a aplicação realiza uma atividade definida. (IFPUG,1999)

    Arquivo de Interface Externa (AIE)

    Um Arquivo de Interface Externa (AIE) é um grupo de dados logicamente relacionados ou informações de controle identificadas pelo usuário, referenciados na aplicação para fins de recuperação de dados cuja manutenção é feita por outra aplicação. Os dados são armazenados fora da fronteira da aplicação.(VAZQUEZ,2005)

    Um arquivo de Interface Externa de uma aplicação sempre será contado como um ALI na aplicação de origem.

  • GABARITO B

    Uma consulta externa é definida como uma entrada on-line que resulta na geração de alguma resposta imediata do software na forma de uma saída on-line;

    Cada saída externa é formada por dados derivados da aplicação e fornece informações para o usuário.

    FONTE: PRESSMAN

  • Consulta Externa: SEM PROCESSAMENTO 

    Saída Externa: COM PROCESSAMENTO 

    Podemos afirmar que ocorreu um processamento para contar os leitos ocupados, então é uma saída externa.