SóProvas


ID
1566118
Banca
FGV
Órgão
TCE-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considerando o modelo IS-LM, suponha que o governo faça uma grande expansão em seus gastos. Esse aumento dos gastos governamentais configura:

Alternativas
Comentários
  • Letra a.

    A curva IS refere-se aos investimentos e a poupança e mostra o que ocorre no mercado de bens e serviços. O investimento depende da taxa de juros. Como taxa de juros é o custo de tomar emprestado para financiar projetos de investimentos, um aumento da taxa de juros reduz o investimento planejado que, por sua vez, gera uma queda no nível de renda. Nesse caso, a curva Is é negativamente inclinada por refletir essa relação entre investimento e taxa de juros.

    A curva LM mostra o equilíbrio no mercado de ativos (mercado de moeda e de títulos). Para que não ocorra excesso de demanda por moeda é necessário que ocorra aumento da taxa de juros, fazendo com que a demanda por moeda diminua.

    Uma política fiscal expansionista descola a curva IS para a direita e para cima, resultando em um aumento da taxa de juros e no nível de produto.

  • GAB: LETRA A

    Complementando!

    Fonte: Prof. Celso Natale

    O aumento dos gastos autônomos do governo (G) aumenta a demanda agregada, deslocando a curva IS para a direita. Isso leva ao crescimento tanto da taxa de juros quanto do produto.

    ===

    PRA  AJUDAR:

    (2018/INSTITUTO AOCP/UFOB/Economista) A respeito da Teoria Keynesiana e Modelo IS/LM, julgue o item a seguir. 

    As curvas IS e LM são os lugares geométricos, no plano formado pelas variáveis taxa de câmbio e nível de renda real, dos pontos que asseguram equilíbrio nos mercados de bens e serviços e cambial, respectivamente. (ERRADO)

    • A questão troca “taxa de juros” por “taxa de câmbio”, e “monetário” por “cambial”. Também a relação entre as variáveis, curvas e mercados também está invertida. Estaria correto se escrito desta forma: 
    • CORRIGINDO A QUESTÃO:
    • As curvas LM e IS são os lugares geométricos, no plano formado pelas variáveis taxa de juros e nível de renda real, dos pontos que asseguram equilíbrio nos mercados monetário e de bens e serviços, respectivamente.
    • Como o modelo supõe ausência de inflação, não é preciso especificar renda real ou nominal, que serão a mesma coisa. Mas se apenas falasse em renda real, a questão não estaria errada. 

    ===

    Q841220 ➜ Na síntese neoclássica, a curva LM revela os pontos onde o investimento se iguala à poupança. (ERRADO)

    • revela os pontos onde a demanda por moeda é igual a oferta de moeda

    ===

    Q841220 ➜ Na síntese neoclássica, a curva LM se desloca para a esquerda quando ocorre uma redução da oferta monetária. (CERTO)

    • Redução da oferta monetária = LM para esquerda e para cima. Aumento da oferta monetária = LM para direita e para baixo

    ===

    Q841220 ➜ Na síntese neoclássica, a curva LM representa o equilíbrio entre a demanda de moeda para especulação e a demanda de moeda para transação. (ERRADO)

    • representa o equilíbrio entre demanda por moeda e oferta de moeda

    ===

    Q841220 ➜ Na síntese neoclássica, a curva LM é vertical quando ocorre a armadilha da liquidez. (ERRADO)

    • LM horizontal = armadilha da liquidez  ----- LM vertical = trecho clássico

    ===

    Q841220 ➜ Na síntese neoclássica, a curva LM tem maior inclinação com uma menor sensibilidade de demanda por moeda em relação à renda. (ERRADO)

    • quanto mais inclinada =  mais sensibilidade à renda e menos sensibilidade ao juros. quanto menos inclinada = menos sensibilidade à renda e mais sensibilidade ao juros

    ===

    Q547818 ➜ A curva IS descreve as diferentes combinações de produto/renda e taxa de juros que equilibram o mercado de bens e serviços. (CERTO)

    • Curva IS: diferentes combinações de renda e taxa de juros que permitem o equilíbrio no mercado real.
    • Curva LM: diferentes combinações de renda e taxa que permitem o equilíbrio no mercado financeiro.

    ===

    (2006/TCE-SC/Auditor Fiscal de Controle Externo) Aumento dos gastos autônomos do governo têm como consequência o deslocamento da curva IS para a direita. (CERTO)

    • O aumento dos gastos autônomos do governo (G) aumenta a demanda agregada, deslocando a curva IS para a direita. 
  • Questão tranquila, né?! 

    Quando o governo altera seus gastos, temos política fiscal!

    Logo, a alteração se dá na demanda por bens e serviços e não na oferta monetária.

    Ou seja, temos política fiscal e não política monetária: deslocamento da curva IS e não da curva LM.

    “De cara”, então, já descartamos as últimas 3 alternativas.

    Pois bem: como o governo expandiu seus gastos, temos um aumento da demanda por bens e serviços e não uma redução.

    Isso já nos leva ao gabarito (Letra A).

    Mas indo adiante, a expansão fiscal, tudo o mais constante, leva ao aumento tanto da renda quanto da taxa de juros.

    Resposta: A