Gabarito : D
CARTA DE VENEZA - 1964
Em 1964, no II Congresso Internacional de Arquitetos e Técnicos dos Monumentos Históricos, o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS) elaborou a Carta de Veneza, com o foco na carência de um plano internacional para conservar e restaurar os bens culturais numa ação interdisciplinar.
CARTAS DE ATENAS – 1931 / 1933
São duas Cartas de Atenas, uma escrita em 1931 e outra em 1933, que exprimem ideias importantes quanto à preservação do patrimônio e ao novo urbanismo.
CARTA DE PETRÓPOLIS - 1987
A Carta de Petrópolis foi elaborada no 1º Seminário Brasileiro para Preservação e Revitalização de Centros Históricos, em 1987. Nela, é tratada a questão de preservação e consolidação da cidadania, ao reforçar a necessidade de dar ao patrimônio função na vida da sociedade.
DECLARAÇÃO DO MÉXICO - 1985
Em 1985 foi realizada a Conferência Mundial sobre as Políticas Culturais, no México, com o intuito de discutir e conceituar cultura, identidade cultural e patrimônio cultural acerca da dimensão cultural do desenvolvimento, da cultura e da democracia. Foi destaque também a relação entre elementos da sociedade como cultura, educação, ciência e comunicação, bem como recomendações que envolvem principalmente a aproximação cultural entre os povos (IPHAN – Declaração do México, 1985).
RECOMENDAÇÃO PARIS - 1989
A Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 1989, realizou a Recomendação sobre a Salvaguarda da Cultura Tradicional e Popular. A Recomendação Paris abordou itens para identificação, conservação, salvaguarda, difusão, proteção e cooperação internacional no que diz respeito à cultura tradicional e popular (IPHAN – Recomendação Paris, 1989).
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/cotidiano/cartas-patrimoniais/61157