SóProvas


ID
1568221
Banca
FUNDATEC
Órgão
BRDE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Ao executar um “ps” na linha de comando de um terminal bash Linux, com os seus devidos parâmetros irrelevantes nesse caso, gerou-se uma lista com centenas de processos em execução, destacando-se dois com o mesmo nome e PIDs 100 e 103. Ao executar um pstree, verificou-se que o processo de PID 103 é filho do processo de número 100. O processo 103 está travado e não responde ao Control+C. Qual dos comandos citados está sintaticamente correto e causará o encerramento abrupto e indefensável apenas do filho?

Alternativas
Comentários
  • SIGKILL: Termina um processo imediatamente. Este comando não pode ser tratado (travado), ignorado ou bloqueado. (O "kill -9" comando em linux gera o mesmo sinal).

    SIGTERM: Termina um processo imediatamente. No entanto, este comando pode ser manipulado, ignorado ou capturado no código. Se o comando não for pego por um processo, o processo é morto.

    fonte: http://programmergamer.blogspot.com.br/2013/05/clarification-on-sigint-sigterm-sigkill.html

  • Complementando o comentário da Mayara.

    No enunciado da questão o examinador menciona que o PID do processo filho é 103.

    " Ao executar um pstree, verificou-se que o processo de PID 103 é filho do processo ..."

    E posteriormente, pede um comando para matar abruptamente somente o processo filho, sabendo disto já eliminamos as alternativas A e D, pois as mesmas possuem o o PID do processo PAI ( 100 )

    Sobre a alternativa C não existe a chave -nohup no comando KILL e sim: kill - HUP nr_processo, tal comando irá reiniciar o processo de número X

    Usando o conhecimento compartilhado pela colega Mayara, chegamos à

    ALTERNATIVA B GABARITO DA QUESTÃO