A - ERRADO - SE OS MECANISMOS DE AVALIAÇÃO GARANTICE O ALCANCE, A ERRADICAÇÃO DA CORRUPÇÃO E DO NEPOTISMO TERIA DADO CERTO NA ADMINISTRAÇÃO BUROCRÁTICA. LOGO, NÃO GARANTE NADA!
B - ERRADO - CONSIDERA O VÍNCULO CONTÍNUO DO PLANEJAMENTO, AÇÃO E CONTROLE, OU SEJA, CICLOS CONTÍNUOS DE AVALIAÇÃO (PDCA).
C - ERRADO - EXCLUSIVO NADA!... EXISTEM 8 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: LIDERANÇA, ESTRATÉGIAS E PLANOS, CIDADÃOS, SOCIEDADE, INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS, PESSOAS, PROCESSOS E RESULTADOS.
D - ERRADO - AMPLIA A AUTONOMIA DO GESTÕR PÚBLICO. A DESCONFIANÇA DO GESTOR PÚBLICO OCORRIA NA ADMINISTRAÇÃO BUROCRÁTCA.
E - GABARITO. Vide''b'''
Baseando-se na fonte fornecida pelo colega Eduardo (http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-76122007000300006&script=sci_arttext)
Alternativa B – ERRADA
_Enunciado: A gestão pública por resultados busca o alcance dos resultados, já que considera, para fins dessa técnica de gestão, resultado igual a produto.
_Comentário:
A importância da gestão pública por resultados reside na importante distinção entre produtos e resultados, ou seja, entre outcomes [resultado] e outputs [produção/produto].
Os órgãos e entidades públicas utilizam insumos financeiros, humanos e materiais
_para a produção de bens e serviços (produtos),
_destinados à consecução dos objetivos de políticas públicas (resultados).
_Enquanto os produtos fornecem uma visão limitada do valor público que as políticas públicas agregam, já que a medição de produtos é um processo contínuo que agrega valor às organizações,
_os resultados apresentam conseqüências também para o ambiente externo.