SóProvas


ID
156979
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com relação a SOA, web services, UDDI, WSDL, SOAP, XML, XSLT, e-ping, SGC, W3C e e-MAG, julgue os próximos itens.

O e-ping objetiva padronizar a forma de apresentação das informações dos serviços do governo eletrônico federal e definir os requisitos de intercâmbio de dados e das condições de disponibilidade desses dados para os dispositivos de acesso.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. 

    As "condições de disponibillidade", citadas pela questão, não são cobertas pelo e-ping. O restante da questão está correto.

    A arquitetura e-PING – Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico – define um conjunto mínimo de premissas, políticas e especificações técnicas que regulamentam a utilização da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) no governo federal, estabelecendo as condições de interação com os demais Poderes e esferas de governo e com a sociedade em geral.
    As áreas cobertas pela e-PING, estão segmentadas em:

  • De acordo com a minuta da versão 2010 do documento da e-PING (16/10/2009).  página 8

    "A e-PING não tem por objetivo padronizar a forma de apresentação das informações dos serviços de governo eletrônico, restringindo-se à definição dos requisitos de intercâmbio de dados e das condições de disponibilidade desses dados para os dispositivos de acesso."

  • Está errado apenas a parte que fala que objetiva padronizar a forma de apresentação, a disponibilidade de dados para dispositivos de acesso está correta !

  • Fonte: http://eping.governoeletronico.gov.br/#s2.3

    Esta seção define os assuntos não abordados pelo e-ping. Claramente, padronizar a forma de apresentação não é abordado. Apesar de as condições de disponibilidade fazerem parte do e-ping.

    Portanto, ERRADO.

    2.3. Assuntos não abordados

    A e-PING também não tem por objetivo padronizar a forma de apresentação das informações dos serviços de governo eletrônico, restringindo-se à definição dos requisitos de intercâmbio de dados e das condições de disponibilidade desses dados para os dispositivos de acesso.