SóProvas


ID
157027
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Com relação a qualidade de software, bancos de dados e suas tecnologias, julgue os itens de 37 a 42.

A independência lógica de dados é a habilidade de modificar o esquema físico sem a necessidade de reescrever os programas aplicativos. A independência lógica dos dados é mais difícil de ser alcançada que a independência física, porém os programas são bastante dependentes da estrutura lógica dos dados que eles acessam.

Alternativas
Comentários
  • A independência lógica significa que a estrutura lógica dos dados pode ser alterada sem consequências a nível de todos os programas. Por exemplo: adicionar novos campos a uma tabela, ou criar uma nova tabela.

    A independência física verifica-se quando a organização física dos dados pode ser alterada sem que isso acarrete uma modificação global na estrutura lógica dos dados e nos programas. Por exemplo: adicionar uma nova chave a uma tabela, ou distribuir a base de dados por dois ou mais computadores.

    A independência lógica é a mais difícil de atingir dado que os programas são altamente dependentes de estrutura lógica.

  • A questão inverte os esquemas da independência lógica e física. Observem o conceito:

    Independência Física de Dados: É a habilidade de modificar o esquema físico sem a necessidade de reescrever os programas aplicativos. As modificações no nível físico são ocasionalmente necessárias para melhorar o desempenho;
    Independência Lógica de Dados: É a habilidade de modificar o esquema conceitual sem a necessidade de reescrever os programas aplicativos. As modificações no nível conceitual são necessárias quando a estrutura lógica do banco de dados é alterada (por exemplo, a adição de contas de bolsas de mercado num sistema bancário).

    A independência lógica dos dados é mais difícil de ser alcançada do que a independência física, porém os programas são bastante dependentes da estrutura lógica dos dados que eles acessam. (Essa parte esta certa).

  • O erro está em:

    A independência lógica de dados é a habilidade de modificar o esquema conceitual - e não físico - sem a necessidade de reescrever os programas aplicativos

    Segundo Navathe:

    Independência lógica de dados: é a capacidade de alterar o esquema conceitual sem mudar o esquema externo ou os programas.

    Independência física de dados: é a capacidade de alterar o esquema interno sem mudar o esquema conceitual.
  • A independência lógica dos dados é mais difícil de ser alcançada que a independência física, porém os programas são bastante dependentes da estrutura lógica dos dados que eles acessam.

    Pessoal acho que este trecho acima também está errado, além do erro mencionado pelos colegas. Olhem o que achei no livro do Navathe. O que acham? Estou com dúvidas. Deixem os comentários se puderem me ajudar.

    Segundo Navathe (2011, p.24, 1° paragrafo da página),"Por sua vez, a independência lógica de dados é mais difícil de ser alcançada porque permite alterações estruturais e de restrição sem afetar os programas de aplicação- um requisito muito mais estrito."


    Bibliografia

    Sistemas de Banco de dados  6 edição
    Autor : Navathe





  • Errado.

    De fato, a independência lógica de dados é mais difícil de ser alcançada. Contudo o conceito de independência lógica está errado.

    Segundo Navathe, independência de dados lógica é a capacidade de alterar o esquema conceitual sem mudar o esquema externo ou os programas.

  • Q153004 - A independência lógica de dados é a capacidade de mudar o esquema conceitual sem ter que mudar esquemas externos ou programas de aplicação. A independência física de dados é a capacidade de mudar o esquema interno sem ter que mudar o esquema conceitual.