SóProvas


ID
157030
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Com relação a qualidade de software, bancos de dados e suas tecnologias, julgue os itens de 37 a 42.

Os processos de desenvolvimento de software tais como CMM (capability maturity model) ou RUP promovem a melhoria do processo de desenvolvimento de software, em busca de uma qualidade do produto final, que, para esses modelos, é diretamente proporcional à qualidade do processo de desenvolvimento.

Alternativas
Comentários
  • CMM pode ser considerado processo de desenvolvimento de software?

  • Segundo Watts S. Humphrey, criador do CMM (Capability Maturity Model), a qualidade do produto final é diretamente proporcional a qualidade do processo. Muitos processos de desenvolvimento de software tais como CMM (Capability Maturity Model) ou RUP (Rational Unified Process) são fortemente baseados nessa perspectiva. Esses processos definem quais atividades devem ser executadas e como medí-las, mas no entanto, não especificam como executar essas atividades, quais as melhores técnicas, ferramentas, etc. A grande falha desses processos é que eles promovem a melhoria do processo de desenvolvimento de software e não na melhoria do produto final, ou seja, o software.

    FONTE: https://goo.gl/OClDWj

  • Considerei certo e acertei, está bastante lógico o relacionamento. O que me deixou ainda com dúvida foi afirmar que o RUP promove melhorias no processo de desenvolvimento, que aí é onde entra meu ponto de atenção. O RUP não promove somente essa melhoria, mas ele promove o gerenciamento de projetos de desenvolvimento de software (somente software).

    Fortuna Audaces Sequitur!

  • c-

    Segundo o modelo de maturidade de capacidade - CMM (capability maturity model) -, uma organização que se encontra no nível de otimização possui um processo de aprimoramento contínuo com base em aspectos quantitativos observados nos processos de software.