SóProvas


ID
1571926
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Patologia
Assuntos

De acordo com a RDC ANVISA 302/2005, que regulamenta o funcionamento de laboratórios clínicos, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) nas sentenças abaixo, sobre o controle externo da qualidade.


( ) Caso o laboratório tenha mais que uma área técnica (ex: uma matriz e um hospital), cada uma delas deve estar inscrita separadamente, em um programa de proficiência.

( ) Participação em programas interlaboratoriais de fabricantes pode ser uma avaliação alternativa para análises não cobertas por ensaio de proficiência

( ) Validação clínica pode ser considerada uma avaliação alternativa para análises não cobertas por ensaio de proficiência.

( ) Os materiais para controle externo devem ser analisados em duplicata ou em vários equipamentos e fazer uma média dos resultados.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.


Alternativas
Comentários
  • RDC 302/2005

    4.12 Controle externo da qualidade - CEQ: Atividade de avaliação do desempenho de sistemas analíticos através de ensaios de proficiência, análise de padrões certificados e comparações interlaboratoriais.Também chamada Avaliação Externa da Qualidade.

    4.13 Controle interno da qualidade - CIQ: Procedimentos conduzidos em associação com o exame de amostras de pacientes para avaliar se o sistema analítico está operando dentro dos limites de tolerância pré-definidos.

    4.15 Ensaio de proficiência: Determinação do desempenho analítico por meio de comparações interlaboratoriais conduzidas por provedores de ensaio de proficiência.

    9.3 Controle Externo da Qualidade - CEQ

    9.3.1 O laboratório clínico deve participar de Ensaios de Proficiência para todos os exames realizados na sua rotina.

    9.3.1.1 Para os exames não contemplados por programas de Ensaios de Proficiência, o laboratório clínico deve adotar formas alternativas de Controle Externo da Qualidade descritas em literatura científica.

    (V) Participação em programas interlaboratoriais de fabricantes pode ser uma avaliação alternativa para análises não cobertas por ensaio de proficiência.

    9.3.2 A participação em Ensaios de Proficiência deve ser individual para cada unidade do laboratório clínico que realiza as análises.

    (V) Caso o laboratório tenha mais que uma área técnica (ex: uma matriz e um hospital), cada uma delas deve estar inscrita separadamente, em um programa de proficiência.

    9.3.5 As amostras controle devem ser analisadas da mesma forma que as amostras dos pacientes.

    (F) Os materiais para controle externo devem ser analisados em duplicata ou em vários equipamentos e fazer uma média dos resultados.

    (?) Validação clínica pode ser considerada uma avaliação alternativa para análises não cobertas por ensaio de proficiência.