-
Os principais parâmetros para dimensionamento de câmaras ou unidades de mistura rápida e de floculadores são: o Gradiente de Velocidade (G) e o Tempo de Detenção (T).
-
achei errada pq decantadores nao tem controle de gradiente, e sim na mistura rapida e floculadores, maaasss... cespe eh cespe ne. provavelmente considerou que o gradiente de velocidade deve ser no maximo 20 pra entrar no decantador...
Em uma estação de tratamento de água convencional, o gradiente de velocidade é parâmetro de controle operacional para a mistura rápida de coagulantes e para o funcionamento de floculadores e decantadores.
-
A questão se refere a parâmetros operacionais e não parâmetros de projeto. Como os decantadores são unidades que dependem, em sua maioria das vezes, dos processos químicos - coagulação/floculação - o bom funcionamento operacional da unidade de decantação depende primordialmente dos processos químicos à montante envolvido.
-
Sim, correta!
O gradiente de velocidade de é exímia importância na ETA.
Na mistura rápida a velocidade é alta; COAGULAÇÃO.
Na mistura lenta a velocidade é menor; FLOCULAÇÃO.
Na decantação temos a velocidade de sedimentação.
-
O que é o gradiente de velocidade? É a diferença (dV) entre as velocidades v1 e v2 de duas partículas distanciadas por dy, segundo um deslocamento perpendicular á direção do escoamento do líquido. Exprime o GRAU DE AGITAÇÃO entre as partículas para cada fase de tratamento.
MA OE
-
Coagulação: 700 a 1100s-1
Floculação: varação entra câmaras 10 a 70s-1 - Quando filtração direta pode chegar a 100s-1
Decantação: cortina difusora - evitar o rompimento dos flocos e favorecer a sedimentação