SóProvas


ID
1572757
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Patologia
Assuntos

Alguns agentes infecciosos são melhores visualizados através de colorações especificas especiais, as quais identificam organismos baseando-se em características específicas de sua parede celular ou membrana. Dentre as técnicas de coloração utilizadas no diagnóstico de criptococose por Cryptococcus, o método que diferencia o Cryptococcus de outros fungos similares em tamanho forma e é o método exclusivo de visualização do material polissacarídico capsular, é o método de:

Alternativas
Comentários
  • d)

    Mucicarmim de Mayer.

     

  • A coloração Mucicarmim de Mayer permite a visualização da Mucina e a coloração Fontana Masson pode ajudar no reconhecimento de criptococos cápsula-deficiente porque, diferentemente das demais leveduras, os criptococos produzem um pigmento semelhante à melanina.

  • Gabarito: B!

    Mucicarmim de Mayer: diferencia o Cryptococcus de outros fungos similares em tamanho e forma. Método exclusivo de visualização do material polissacarídico capsular. O carmim liga-se a mucina, a qual destaca-se dos outros componentes celulares pela coloração magenta.