SóProvas


ID
1572988
Banca
FUNCERN
Órgão
SEBRAE-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Para a realização de uma Auditoria, algumas técnicas são utilizadas que, em conjunto, permitem a formação fundamentada da opinião do auditor sobre o trabalho realizado. As alternativas abaixo são consideradas Técnicas de Auditorias, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D.NAG 4000 – Relativas aos Trabalhos de Auditoria
    4402.2.4 – Exame documental: consiste em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo, ou a responsabilidade do universo auditado, por meio de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial ou gerencial do ente público no curso normal de sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

    4402.2.10 – Entrevista ou indagação: é a ação de consultar pessoas dentro e fora da Administração Pública, utilizando ou não questões estruturadas, direcionadas à pesquisa, confronto ou obtenção de conhecimentos sobre a atividade do ente, seu pessoal, suas áreas, processos, produtos, transações, ciclos operacionais, controles, sistemas, atividades, legislação aplicável, ou sobre pessoas, áreas, atividades, transações, operações, processos, sistemas e ações relacionados direta ou indiretamente à Administração Pública, inclusive por contratação, objetivando obter, de forma pessoal e direta, informações que possam ser importantes para o profissional de auditoria governamental no processo de exame, compreensão e formação de opinião sobre o objeto da auditoria.

    4402.2.12 – Procedimentos de revisão analítica: são análises de informações das demonstrações contábeis e de outros relatórios financeiros por meio de comparações simples, de aplicação de técnicas estatísticas plausíveis, de exames de flutuações horizontais ou verticais e da utilização de índices de análise de balanços. Os procedimentos de revisão analítica incluem, ainda, as relações entre dados financeiros obtidos e o padrão previsto, bem como com informações relevantes de outras naturezas, como custos com folha de pagamento e número de empregados, impostos arrecadados com número e faixa de contribuintes.

     

  • Complementando.

    Resposta: alternativa D (guarda de bem patrimonial NÃO é TÉCNICA DE AUDITORIA)

    PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA

    Os procedimentos de auditoria são os mecanismos utilizados pelo auditor para a obtenção de evidências ou provas de auditoria.

    Os principais procedimentos de auditoria são:

    • Exame dos Registros: verificação da adequação dos registros contábeis e auxiliares.

    • Exame Documental: é a análise da adequação dos documentos comprobatórios dos fatos auditados.

    • Conferência de Cálculos: revisão dos principais (relevantes) cálculos realizados pela entidade auditada, de modo a verificar sua exatidão.

    • Entrevistas: questões dirigidas de forma técnica aos auditados de modo a detalhar e esclarecer procedimentos. Pode ser realizada de forma estruturada (questões padronizadas) ou não-estruturadas.

    • Inspeção Física: exame da existência de bens.

    • Circularização: é a confirmação de saldos e informações mantidos com terceiros.

    A circularização pode ser:

     ̧ preta: quanto fornece o saldo a ser confirmado;

     ̧ branca: quando não fornece o saldo a ser confirmado;

     ̧ negativa: quando informa que não é necessária a resposta quando o auditado concorda com o valor informado;

     ̧ positiva: quando informa que é necessária a resposta.

    • Observação: é a análise dos fatos durante a sua ocorrência.

    • Correlação: é a relação entre um fato examinado em uma área com seus impactos em outras.

    • Procedimento de revisão analítica: é a avaliação dos dados com base em testes globais, aplicação de índices de análise de balanço e análise de variações. Na aplicação dos procedimentos de revisão analítica o auditor deve considerar a disponibilidade das informações, sua confiabilidade, relevância e comparabilidade.

    https:www.grancursospresencial.com.br/novo/upload/Apostila19012006230022.pdf