SóProvas


ID
1573552
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em uma floresta tropical encontra-se um grupo de garimpeiros de ouro trabalhando de forma clandestina. Os garimpeiros trabalham de modo inadequado, utilizando mercúrio no processo de prospecção de ouro em um rio caudaloso. Baseado nesse pressuposto, considere a seguinte cadeira alimentar presente neste rio:

                          Fitoplâncton → zooplâncton → pequenos crustáceos → peixes → garça
                                  1º                        2º                               3º                    4º           5º


Em qual dos níveis tróficos desta cadeia alimentar, respectivamente, verificam-se maiores níveis de contaminação das células por mercúrio e maior nível de energia?


Alternativas
Comentários
  • No 5º nível trófico há maiores níveis de contaminação das células por mercúrio devido à biomagnificação.

  • A Biomagnificação leva ao maior acúmulo de mercúrio no 5° nível trófico, enquanto o maior nível de energia estará no 1° nível trófico, dos produtores.

  • Na passagem de um nível trófico para o seguinte há sucessivas perdas de energia pelo que, a energia acumulada no topo da pirâmide alimentar é inferior a qualquer dos níveis anteriores.

    Quanto ao mercúrio, nenhum organismo que o ingere consegue eliminá-lo.

  • Resposta da banca: alternativa a

    Resposta correta: 5° e 2°(não há)

    Explico: "As cadeias alimentares dependentes da produção fitoplanctônica podem provocar pirâmides invertida de biomassa, com uma biomassa altamente produtiva, mas pequena, constituída de células de algas de vida curta que mantêm uma biomassa maior de zooplâncton de vida mais longa."

    Em geral, a biomassa (e energia resultante) é maior no nível dos zooplâncton que nos fitoplâncton e vai decrescendo a partir daí.

    Quanto aos níveis de mercúrio, este aumenta ao longo da cadeia alimentar devido à biomagnificação.