SóProvas


ID
1573840
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A forma tautomérica mais comum das bases de purina e pirimidina nos ácidos nucleicos é a:

Alternativas
Comentários
  • Pirimidinas são bases nitrogenadas, de estrutura heterocíclica e fórmula química C4H4N2. Essa classe de bases é representada pela citosina (C), timina (T) e uracila (U).

    Purinas são bases nitrogenadas que compõem o nucleotídeo. Adenina (A) e Guanina (G) são purinas que, por ponte de hidrogênio, se ligam às pirimidinas Timina (T) e Citosina (C), respectivamente. Geralmente são pouco solúveis em água de pH neutro e bastante abundantes na natureza, uma vez que metade das bases do DNA são purinas.

    Na forma tautomérica, a base passa a fazer outros tipos de pontes de hidrogênio, emparelhando-se com bases diferentes de suas parceiras usuais. Por exemplo, a forma imino da adenina emparelha com a citosina e a forma enol da timina emparelha-se com a guanina.

    Fonte: http://www.infoescola.com/bioquimica/purinas/ e http://www.biomol.org/replicacao.shtml

  • Acredito que essa questão tenha sido anulada, uma vez que há duas respostas, pois dependendo do tipo de base teremos as formas ceto ou amino mais comum:

    "A estrutura das bases nitrogenadas não é estática. Os átomos de hidrogênio podem mover-se de uma posição para outra, nas purinas e pirimidinas e tais flutuações químicas são denominadas de modificações tautoméricas. 

     As formas mais estáveis das bases nitrogenadas são mais comuns e a timina sempre se pareia com a adenina e a citosina com a guanina. As formas CETO mais estáveis da timina e da guanina e as formas AMINO da adenina e da citosina podem raramente sofrer modificações tautoméricas para as formas enol e imino menos estáveis, respectivamente "