SóProvas


ID
1573858
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A afirmativa INCORRETA sobres doenças parasitárias é:

Alternativas
Comentários
  • Schistosoma mansoni é o PLATELMINTO (Classe TREMATODA) causador da esquistossomose. 

    O Schistosoma mansoni é transmitido por moluscos em águas poluídas com fezes humanas, principalmente entre as crianças e adultos jovens. Esses moluscos de água doce são do gênero Biomphalaria, especialmente das espécies Biomphalaria tenagophila, Biomphalaria glabrata e Biomphalaria straminea, conhecidos como planorbídeos e, popularmente, como caramujos.

    Portanto, a transmissão do Schistosoma mansoni depende da presença do portador humano, eliminando ovos do parasito nas fezes; da existência de hospedeiro intermediário, que é o caramujo e, finalmente, do contato do homem com água contendo cercárias de Schistosoma mansoni.

  • esquistossomo ou chistossoma (Schistosoma mansoni ou Shistosoma americanum) é um  da classe causador da , uma  bastante perigosa e comum em áreas com  precário.

    Entre outros sintomas, além do aumento do volume do abdome, podem ocorrer dores abdominais, cólicas, náuseas, inflamação do fígado e enfraquecimento do organismo.

    Inicialmente o esquistossomo põe seus ovos nas veias do intestino do hospedeiro definitivo (homem). Esses ovos atravessam as paredes das veias e do intestino ( veias mesentéricas) e são eliminados juntamente com as . Os ovos que caem na água transformam-se em larvas, os . Estes penetram no corpo de um  do gênero  e ali transformam em larvas com cauda, chamadas . Depois de formadas, as cercárias saem do caramujo e passam novamente para a água. As cercárias, então, podem penetrar a pele humana, atingindo a corrente sangüínea e, finalmente, as veias que ligam o intestino ao fígado, onde se desenvolvem e se transformam em vermes adultos, fechando o ciclo